Na madrugada desde sábado (29) a Suécia enfrentou a Itália em Wellington, na Nova Zelândia e venceu por 5 a 0 das italianas entrando para o grupo de classificadas para as oitavas de final da copa do mundo feminina. O jogo até que começou bem disputado de ambas equipes porém tudo mudou na reta final do primeiro tempo quando aos 39 minutos Ilestedt aproveitou a cobrança de escanteio e cabeceou para o fundo do gol abrindo o placar a favor das Suecas.
Não durou cinco minutos e novamente a Suécia fez mais um em cima das italianas, gol de Rolfö que finalizou firme e ampliou o placar e aos 46 Blacktenius marcou o dela. Na segunda etapa novamente o dela, Ilestedt converteu o placar já com uma grande goleada de 4 a 0 e nos acréscimos Blomqvist fechou com chave de ouro a conta do famoso atropelo de gols contra a Itália.
Com vitória a equipe medalhista de prata nas olimpíadas de Tóquio se tornou a terceira seleção a garantir sua vaga nas oitavas do mundial juntando-se ao Japão e Espanha. Com 6 pontos no grupo G sendo três pontos à frente da seleção italiana que está ocupando a segunda colocação do grupo já por outro lado Argentina e África do Sul contém um ponto cada e está inalcançável para a classificação.
As curiosidades desse duelo trouxe a igualação da zagueira da seleção sueca, Amanda Ilestedts que se tornou junto a Ary Borges (Meia Campista da Seleção Brasileira) na artilharia da copa do mundo feminina, com três gols de cada durante a fase de grupos. Enquanto está foi a pior derrota da Itália em um jogo de copa do mundo isso por que foram cinco gols que as italianas sofreram na mesma partida da história do torneio.
A Itália enfrentará a terceira partida e final contra a África do Sul enquanto a líder Suécia jogará contra a Argentina, os dois jogos ocorrerá na quarta-feira (2) na madruga ás 4h (Horário de Brasília).