Nesta quinta-feira (20), aconteceu no estádio de Eden Park, em Auckland, o primeiro duelo para a Copa do Mundo, entre Nova Zelândia e Noruega, com vitória das donas da casa por 1 a 0.
Já durante o primeiro tempo, as neozelandesas se mostraram dominante em suas ações em relação a seleção norueguesa, quando pouco antes do encerramento da primeira parte da partida, Hannah Wilkinson invadiu a área da concorrência com velocidade e quase abriu o placar.
Após o intervalo, aos dois minutos do segundo tempo, diante ao maior público da história do futebol do país – 42.137 torcedores – Wilkinson abriu o placar para Nova Zelândia anotando o primeiro e único gol necessário para a vitória inédita do país na Copa do Mundo, que apesar de ter participado de cinco edições passadas, nunca havia vencido uma partida.
Aos 13 minutos do segundo tempo, a Noruega teve a chance de também anotar na partida, mas desperdiçou, quando Hegerberg rolou para Haavi, que tocou para Maanum que chutou para fora.
Aos 44 minutos, a Nova Zelândia teve a chance de anotar um segundo gol com um pênalti marcado por toque com a mão de Mjelde dentro da área. A volante Percival foi para a cobrança, mas mandou a bola para o alto.
Com a vitória em casa, a Nova Zelândia leva três pontos e lidera a chave. O Grupo A terá outra partida entre Suíça × Filipinas na sexta-feira (21).