As seleções da Argentina e do Canadá duelam por uma vaga na grande final da Copa América nesta terça-feira (09), no no MetLife Stadium, em East Rutherford, Nova Jersey.
A Argentina deixou a fase classificatória como a primeira colocada do Grupo A, com nove pontos e três vitórias. Nas quartas de final, diante do Equador, passou sufoco ao decidir a vaga na semifinal nos pênaltis. Apesar de Messi ter perdido a primeira batida, Emiliano Martínez brilhou mais uma vez nas disputas e manteve os argentinos no sonho do bicampeonato da Copa América.
Os canadenses surpreenderam na competição. A equipe comandada por Jesse Marsch teve o segundo melhor desempenho do Grupo A, atrás apenas dos argentinos, deixando para trás Chile e Peru. A classificação nas quartas veio nos pênaltis contra a Venezuela. Uma das sedes da Copa do Mundo de 2026, o Canadá tenta chegar à final em sua primeira participação na Copa América.
Primeiro tempo com gol da Argentina
Embora tenha conseguido algumas boas escapadas, o Canadá teve um ataque ineficiente, enquanto a Argentina jogou para o gasto e poderia até ter feito mais gols.
Aos 22 minutos, Julián Álvarez abre o placar! O atacante é lançado por De Paul, foge do corte do zagueiro Bombito e bate entre as pernas do goleiro Crépeau.
Di Maria, em chute por cobertura que subiu muito, e Lionel Messi, em finalização que raspou a trave, tiveram as melhores chances.
No fim, numa cobrança de lateral de Johnston e num vacilo argentino, o atacante Jonathan David quase conseguiu surpreender, mas parou em Dibu Martínez.
A primeira etapa foi finalizada em 1 a 0 para a Argentina.
Segundo tempo com o segundo gol da Argentina
O segundo tempo começa com Canadá pressionando primeiro num cruzamento e depois numa troca de passes, mas Eustáquio acaba desarmado, mas Di Maria afasta.
Aos 05 minutos, De Paul tocando para trás, Koné corta mal, passa por Enzo e a bola conta com um desvio nas travas da chuteira de Messi antes de entrar no gol. O VAR confirma a posição legal do primeiro gol de Messi na Copa América.
Koné faz falta em De Paul e, com o argentino caído, dá um chute na bola e acerta as costas do volante argentino. Koné e Jesse Marsch, técnico do Canadá, levam cartão amarelo.
Lari serve para Oluwaseyi, que finaliza e para em defesa com os pés de Dibu. O goleiro argentino comemora a defesa. Canadá não se entregou na partida, buscou possibilidades, mas não foi suficiente para empatar e seguir para os pênaltis.
A partida foi finalizada em 1 a 1 para a Argentina
A partida
A seleção da Argentina com maior posse de bola, 51% contra 49% da seleção do Canadá. A partida foi encerrada com 10 finalizações para a equipe argentina e 7 para a equipe canadense.
Próximos jogos
Argentina segue para a final do campeonato. A próxima partida da equipeda Argentina será definida pelo vencedor do confronto entre Uruguai e Colômbia que acontece na quarta-feira (10), às 21h.