A Espanha enfrentou a Alemanha nesta sexta-feira, 05, em busca da classificação pelas quartas de final da Eurocopa. As duas seleções com o melhor futebol do torneio medem forças às 13h no gramado do ArenaStuttgart, em Stuttgart, Alemanha.
Espanha e Alemanha são as seleções que mais fizeram gols nesta Euro (9 e 10, respectivamente) e estão no top 3 de finalizações (84 e 71; Portugal tem 74), além de terem as maiores precisões de passe (91% e 92,3%). Defensivamente também se destacam: os espanhóis sofreram apenas um gol, e os alemães, dois.
A Alemanha não supera a Espanha em torneios oficiais desde 1988, quando, como Alemanha Ocidental, levou a melhor em partida da Eurocopa em casa. A última vitória foi em um amistoso em 2014, em Vigo, quatro meses depois do título da Copa do Mundo no Brasil. De lá para cá, foram quatro jogos, sendo três empates e uma goleada de 6 a 0 da seleção espanhola, em 2020, pela Liga das Nações, em Sevilla.
A Espanha tem quatro jogadores pendurados: Carvajal, Le Normand, Morata e Vivian. A Alemanha tem três: Andrich, Mittelstädt e Rüdiger. Os cartões são zerados para as semifinais, mas mesmo assim uma eventual suspensão por acúmulo de amarelos ou expulsão deve ser cumprida na próxima fase.
Primeiro tempo sem gols
Espanha e Alemanha protagonizaram um grande primeiro tempo, com a primeira finalização acontecendoaos 50 segundos de jogo. Entradas duras de ambostimes, sendo três cartões amarelos apresentados e Pedri deixando a partida aos cinco minutos após receber entrada dura de Kroos.
Os espanhóis foram mais verticais e finalizaram mais enquanto os alemães dominaram a posse de bola e trocaram muito mais passes na etapa inicial. Os donos da casa chegaram ao ataque com menos perigo e UnaiSimón trabalhou com muita tranquilidade. Neuerprecisou fazer mais defesas ao longo do jogo até o momento. A primeira etapa foi finalizada em 0 a 0.
Segundo tempo com gol da Espanha e Alemanha
Segundo tempo começa menos movimentado do que a primeira etapa, porém aos 06 minutos, Lamine Yamalrecebe na direita, rola para o meio da área e Dani Olmo aparece para finalizar de primeira e abrir placar em Stuttgart.
Aos 43 minutos, Mittelstädt cruza na área, Kimmichajeita de cabeça e Wirtz bate de primeira com a direita. Bola toca na trave e vai para o fundo das redes e fica tudo igual em Stuttgart!
A Espanha estava garantindo a vaga na semifinal até os 43 minutos do segundo tempo. Depois de sofrer muita pressão dos alemães, a defesa espanhola não resistiu e viu Wirtz empatar após boa jogada aérea da equipe alemã, porém a partida segue para a prorrogação. A segunda etapa foi finalizada em 1 a 1.
Prorrogação – 1º tempo
Aos 09 minutos, Carvajal toca com a mão na bola, recebe cartão amarelo e está fora da semifinal em caso de classificação da Espanha.
Espanha, com Oyarzabal, e Alemanha, com Wirtz, chegaram muito perto de marcar uma vez na prorrogação. As duas tentativas saíram pela linha de fundo, quase balançando as redes dos dois gols. Placar segue igual.
A primeira etapa da prorrogação foi finalizada em 1 a 1.
Prorrogação – 2º tempo com gol da Espanha
Logo no início, Musiala recebe de Füllkrug, chuta de fora da área e carimba Cucurella. Bola bate no braço do defensor espanhol, mas arbitragem deixa o jogo seguir.
Aos 14 minutos, Dani Olmo madna na área, Merino ganha no alto e cabeceia para o fundo das redes de Neuer e foi gol da Espanha.
Carvajal agarra o pescoço de Musiala, recebe segundo amarelo e está expulso! A segunda etapa da prorrogação foi finalizada em 2 a 1para a Espanha.
A partida
A seleção da Espanha com posse de bola, 49% contra 51% da seleção da Alemanha. A partida foi encerrada com 18 finalizações para a equipe espanhola e 22 para a equipe alemã.
Próximos jogos
A Espanha derrotou a Alemanha, em Stuttgart, por 2 a 1 e está na semifinal. A próxima partida da equipe da Espanha será no dia 09, terça-feira, as 16:00.
O adversário será definido pelo vencedor do confronto entre Portugal e França que acontece no dia 05, sexta-feira, às 16h.