Desde os treinos livres a Ferrari apresentava um bom ritmo de corrida e prometia um ótimo final de semana, a maré de boa sorte – somada com os acertos de estratégia da equipe – veio a se concretizar neste domingo (24), quando Carlos Sainz Jr. conquistou a vitória neste final de semana, sua terceira na categoria.
Carlos Sainz ganhou três grandes prêmios na carreira, o primeiro em 2022 no GP da Inglaterra, e o segundo no ano passado, em Singapura – o que deu ao público da F1 um respiro da dominância de Max Verstappen.
Max Verstappen abandona a corrida
O clima de vitória para Max Verstappen estava no ar, o holandês tinha conquistado a pole no sábado com mais de um segundo para o segundo colocado. Ainda na largada, parecia que Verstappen teria mais uma corrida perfeita, ele largou muito bem, cravando uma distância segura de Carlos Sainz – que estava na segunda posição – mas na terceira volta, Verstappen cometeu um erro na hora de fazer a curva, o que deu a Sainz a oportunidade de se aproximar do tri campeão. Verstappen chegou a reclamar no rádio de que o carro estava com problemas, e logo depois de ter sido ultrapassado, sua Red Bull falhou e Verstappen foi obrigado a abandonar a corrida.
Com Sainz na liderança da prova, e estabelecendo uma distância segura de Lando Norris (McLaren), a corrida passou por algumas voltas com Charles Leclerc (Ferrari) tentando pressionar o britânico, enquanto o próprio Leclerc era pressionado por Oscar Piastri (McLaren), o Australiano fez investidas constantes, tentando ao máximo ganhar uma posição melhor em sua corrida em casa. Leclerc conseguiu aguentar a pressão, e enquanto Sainz abria uma vantagem confortável e Russel ía para os boxes, Leclerc mostrou um bom ritmo de corrida, ao ganhar a posição de Norris e ficar a uma curta distância de Sainz.
O abandono de Verstappen trouxe para seu companheiro de equipe uma missão. Para liderar o campeonato, Sergio Perez teria que ganhar a corrida. Ele com certeza tentou, tendo largado da sexta posição – depois de ter qualificado em terceiro, mas ser obrigado a cumprir uma punição por impedir Nico Hulkenberg (Haas) nos boxes no sábado – e por um momento parecia que o mexicano teria ótimas chances, mas acabou não conseguindo cumprir com a tarefa, ele chegou a sofrer uma pequena pressão de Lewis Hamilton (Mercedes) mas acabou indo para os boxes antes de ter qualquer tipo de disputa com o hepta campeão mundial.
Enquanto Sainz liderava, o meio do pelotão brigava ferozmente por posições. Na décima sexta volta, George Russell (Mercedes) passou Pierre Gasly (Alpine) e foi ganhando posições no grid. Ele apresentou um ótimo ritmo durante a corrida, seu companheiro de equipe acabou não tendo a mesma sorte.
Lewis Hamilton abandona a corrida
Lewis Hamilton disse pelo rádio que seu motor estava falhando, e ainda na volta dezessete ele abandonou a corrida. Na mesma volta, Carlos Sainz foi para os boxes, o que deu a oportunidade para Leclerc diminuir a distância entre os dois – enquanto Sainz saía dos boxes, Fernando Alonso (Aston Martin) liderou a corrida, mas não durou muito, já que o espanhol foi para os boxes pouco tempo depois.
O ritmo de Leclerc continuou forte, mas o monegasco ainda estava atrás de Sainz, que estabelecia uma distância maior entre o resto do pelotão. A estratégia da Ferrari se provou acertada, estava claro que Sainz lideraria a prova até o fim, então o trabalho de Leclerc era símples, segurar Norris a uma distancia segura, e garantir uma dobradinha para a equipe.
No meio do pelotão, Sergio Perez vinha caçando posições, passando Russell e seguindo atrás de Alonso. O conflito acabou resultando em uma batalha interessante entre Perez, Alonso e Leclerc – que acabava de sair dos boxes na volta trinta e quatro – Leclerc conseguiu se manter e não perdeu nenhuma posição, enquanto Perez sofria para chegar em Alonso.
O final do pelotão também teve seus momentos durante a prova, durante a corrida a Haas fez uma troca de posição entre Nico Hulkenberg e Kevin Magnussen, a troca se provou acertada, quando, duas voltas depois, Hulkenberg se encontrou em uma disputa com Alex Albon (Williams) pela décima posição. Albon carregava o peso de ser o único piloto da equipe correndo neste final de semana, depois de ter que assumir o carro de seu companheiro, Logan Sargeant. A disputa foi acirradíssima, quase resultando em uma colisão entre os dois.
A disputa entre Haas e Williams foi resolvida na volta quarenta e cinco, quando Kevin Magnussen ultrapassou Albon e cravou a décima primeira posição. È a segunda corrida seguida que a Haas marca pontos, uma melhora significativa para a equipe.
Na volta quarenta a corrida já tinha acabado, Sainz tinha voltado dos boxes pela segunda vez e ainda liderava sem sofrer incomodo algum, Leclerc estava a uma distância confortável de Norris, que mesmo com todo seu esforço não conseguia incomodar Leclerc faltando poucas voltas para o fim.
A surpresa veio mesmo na última volta, quando George Russell cometeu um erro enquanto tentava alcançar Alonso e acabou batendo seu carro. A corrida terminou com um safety car virtual.
Carlos Sainz escolhido como piloto do dia
São poucos os pilotos que conseguem se aproveitar de um erro de Max Verstappen, Por causa de uma corrida brilhante, e uma estratégia acertada da Ferrari, Carlos Sainz cruzou a linha de chegada não só como o vencedor da prova, mas também como piloto do dia.
Top 10 do GP da Austrália
1º – Carlos Sainz Jr. | Ferrari
2º – Charles Leclerc | Ferrari
3º – Lando Norris | McLaren
4º – Oscar Piastri | McLaren
5º – Sergio Perez | Red Bull Racing
6º – Fernando Alonso | Aston Martin
7º – Lance Stroll | Aston Martin
8º – Yuki Tsunoda | Racing Bulls
9º – Nico Hulkenberg | Haas
10º – Kevin Magnussen | Haas
Próxima parada, Japão!
A fórmula 1 volta para o tradicional circuito de Suzuka, no Japão, entre 5 e 7 de abril para a quarta etapa da temporada às 02:00 da manhã BRT.