Na tarde deste domingo, 4, o São Paulo conquistou a Supercopa do Brasil, o único troféu que faltava em sua galeria e o primeiro título em disputa na temporada de 2024. Após empate sem gols nos 90 minutos da partida (mais acréscimos), o tricolor venceu o Palmeiras no Mineirão em disputa de pênaltis, por 4 a 2.
Na cobrança das penalidades, Calleri, Galoppo, Pablo Maia e Michel Araujo marcaram para o tricolor. Já do lado do Palmeiras, apenas Raphael Veiga e Gabriel Menino conseguiram converter. O goleiro Rafael brilhou ao defender os pênaltis cobrados pelos palmeirenses Murilo e Piquerez.
Campeão de tudo
Este é o 39º título do São Paulo entre as principais competições. O time paulista figura entre os maiores campeões nacionais e é o time brasileiro com maior conquistas internacionais.
Entre os principais títulos nacionais conquistados pelo tricolor estão: 22 Campeonatos Paulistas; 1 Torneio Rio-São Paulo; 1 Copa do Brasil; e 6 Campeonatos Brasileiros.
Já os títulos internacionais são: 3 Mundiais de Clubes; 3 Copas Libertadores; 1 Copa Sul-Americana; 1 Supercopa da Libertadores; 2 Recopas Sulamericanas; 1 Copa Conmebol; e 1 Supercopa do Brasil.
Thiago Carpini segue fazendo história no tricolor paulista
Essa também foi a primeira taça conquistada pelo jovem técnico Thiago Carpini, que, em janeiro deste ano de 2024, aos 39 anos de idade, assumiu o comando do São Paulo após a saída de Dorival Júnior para a Seleção Brasileira.
Além do título inédito deste domingo, o treinador também comandou a equipe na vitória por 2 a 1 contra o Corinthians na última terça-feira, 30 de janeiro, derrubando um tabu que durava dez anos (O São Paulo nunca tinha ganhado jogando na Neo Química Arena).