Nesta quinta-feira (01°), foi anunciado que Lewis Hamilton optou por deixar a Mercedes após 11 anos de parceria, e se junta a Scuderia Ferrari em 2025, para formar dupla com Charles Leclerc.
O até então rumor, vindo de várias fontes e veículos jornalísticos, tomou grande proporção na noite de quarta-feira (31).
A grande notícia que abalou o mundo da Fórmula 1, foi confirmada, primeiramente pela equipe Mercedes, que por meio de suas redes sociais, afirmou que Lewis Hamilton vai deixar a equipe no final da temporada de 2024.
“A equipe Mercedes-AMG PETRONAS F1 e Lewis Hamilton se separaram no final da temporada de 2024. Lewis ativou uma opção de liberação no contrato anunciado no ano passado”
Minutos depois, a Scuderia Ferrari emitiu uma nota, confirmando uma das maiores mudanças da história da Fórmula 1. Lewis Hamilton se junta à equipe vermelha a partir da temporada de 2025.
“A Scuderia Ferrari tem o prazer de anunciar que Lewis Hamilton se juntará à equipe em 2025, com um contrato multianual”
Lewis Hamilton na equipe do Cavallino Rampante
Não é de hoje que Lewis Hamilton e a Scuderia Ferrari vem flertando. No decorrer da temporada de 2023, Lewis foi sondado pela a equipe de Maranello, mas as negociações foram encerradas rapidamente.
Agora, o britânico se junta à Scuderia Ferrari. Em seu anúncio, a Ferrari apenas comunicou que chegou a um acordo com o piloto britânico para um contrato plurianual. Recentemente, a escuderia italiana anunciou a renovação contratual de Charles Leclerc até 2029. No entanto, o monegasco já sabia da chegada de Hamilton antes de assinar o contrato.
A Ferrari não vê um piloto seu se tornar campeão desde 2007, com Kimi Raikkonen. Se o britânico conquistar o 8° título pela a equipe italiana, além de se tornar maior campeão da categoria, se igualará a Juan Manuel Fangio, conquistando títulos por três equipes diferentes.
O drama de Lewis Hamilton e Mercedes
Lewis Hamilton se uniu à Mercedes em 2013, após deixar a McLaren. Pela equipe, o piloto conquistou seis títulos nos anos de 2014, 2015, 2017 e 2020, oito campeonatos de construtores, 82 vitórias, 144 pódios e 77 pole positions.
Porém as duas últimas temporadas foram intensas e desafiadoras, tanto para o piloto quanto para a equipe. A equipe anglo-germânica tem lutado para se adaptar ao último regulamento da F1, enquanto a Red Bull domina na categoria.
Em agosto de 2023, a Mercedes havia anunciado a renovação de contrato de Hamilton e Russell por mais duas temporadas. Porém, com o início dos rumores da mudança do heptacampeão para Maranello, foi revelado que o seu contrato foi renovado apenas para 2024, com opção de extensão para 2025.
Segundo informações, Lewis Hamilton comunicou Toto Wolff –chefe de equipe da Mercedes– sobre sua saída e assinatura de contrato com a Scuderia Ferrari na tarde de quarta-feira.
Lewis Hamilton se mostra grato a Mercedes:
“Tive 11 anos incríveis com esta equipe –Mercedes– e estou muito orgulhoso do que conquistamos juntos. A Mercedes faz parte da minha vida desde os 13 anos. É um lugar onde cresci, por isso tomar a decisão de sair foi uma das decisões mais difíceis que já tive de tomar.
“Mas é o momento certo para dar esse passo e estou animado para assumir um novo desafio. Serei eternamente grato pelo incrível apoio da minha família Mercedes, especialmente Toto por sua amizade e liderança e quero terminar em alta juntos. Estou 100% comprometido em entregar o melhor desempenho possível nesta temporada e fazer do meu último ano com os Silver Arrows um ano inesquecível.
A situação atual da Mercedes:
Desde o final dramático da temporada de 2021, a Mercedes vem tropeçando com o desenvolvimento de seus carros, em 2022 eles apresentaram um carro – o W13 – que trazia um conceito aerodinâmico totalmente novo – o conceito do “Zeropod” que trazia um carro sem os tradicionais side-pods, uma aposta aerodinâmica ousada por parte da Mercedes, sem dúvida – mesmo assim, o carro se provou um desastre ainda nos testes de pré-temporada, Hamilton reclamou que o carro “quicava” muito enquanto corria, e a falha aerodinâmica resultou num carro que performou muito abaixo da expectativa.
Naquele ano, a Mercedes conquistou uma dobradinha em Interlagos – George Russell em 1° e Lewis Hamilton em 2° – e no campeonato como um todo, Hamilton terminou a temporada de 2022 com 240 pontos, na sexta colocação, enquanto George Russell terminou a temporada com 275 pontos, na quarta colocação.
Para 2023, a Mercedes continuou apostando no conceito do ano anterior, com isso, o W14 carregava as mesmas falhas de aerodinâmica de seu antecessor. Com um carro não muito diferente da temporada passada, a Mercedes encontrou um grande desafio, entender o que deu errado e aprimorar o conceito do carro, assim que as atualizações foram feitas, o W14 teve um salto significativo de performance, mas ainda não parecia ter alcançado o que a equipe esperava. No ano passado, Hamilton conseguiu uma pole na Hungria, encerrando o jejum que durava desde 2021.
A segunda metade da temporada passada foi bem melhor para a Mercedes como um todo, após uma árdua batalha pelo P2 no campeonato de construtores ter sido decidida na última etapa do campeonato, em Abu Dhabi. Hamilton encerrou o campeonato em terceiro lugar, com 234 pontos, enquanto George Russell terminou na sexta, com 205 pontos. Hamilton chegou até a disputar pelo P2 no campeonato de pilotos, aproveitando uma série de maus resultados de Sérgio Pérez, sua campanha, porém, foi encerrada após uma desqualificação do GP dos Estados Unidos.
A promessa para esse ano é de que a Mercedes apostaria em um conceito totalmente novo, descartando totalmente os carros anteriores e começando do zero. As dúvidas que ficam com o anúncio da mudança de Hamilton para a Ferrari, além de como ele vai desempenhar em pista, é: quem poderia assumir o lugar de Hamilton na Mercedes?
Uma aposta segura seria Esteban Ocon, visto que o Francês fez parte da academia de desenvolvimento de pilotos da Mercedes antes de se juntar à Alpine em 2020, e seu contrato com a equipe Francesa termina ao final deste ano.
O nome de Kimi Antonelli também é altamente provável, já que o jovem campeão da FRECA – Formula Regional European by Alpine– tem o apoio da Mercedes, que inclusive patrocinou sua ida para a F2, a promessa seria que o jovem Italiano de apenas 17 anos se juntasse ao grid da F1 em 2025, com a eventual saída de Hamilton, o caminho estaria aberto para Antonelli.
Uma possibilidade que vale a pena mencionar, é a do bi campeão mundial, Fernando Alonso, pois já circulam rumores de que ele estaria conversando com Toto Wolff sobre a possibilidade, mas a chance é mínima.
E o Carlos Sainz?
Lewis Hamilton vem para substituir o espanhol Carlos Sainz, que deve seguir caminho no final da temporada de 2024.
O espanhol chegou na equipe italiana no ano de 2021. Pela equipe, Sainz conquistou duas vitórias.
Após o anúncio de Hamilton na Ferrari em 2025, Sainz divulgou uma nota em suas redes sociais.
“Após as notícias de hoje, a Scuderia Ferrari e eu nos separaremos no final de 2024”, disse ele. “Ainda temos uma longa temporada pela frente e, como sempre, darei o meu melhor pela equipe e pelos Tifosi de todo o mundo.
“Novidades sobre meu futuro serão anunciadas oportunamente.”
Jornalistas colaboradores
Leonardo Terra, Rodrigo Sotorilli e Sara Bianca Soares