Nesta manhã (23), a Fórmula 1 anunciou que a partir de 2026 o GP da Espanha passará a ser disputado em um novo circuito sediado na capital Madrid. O circuito que ainda está sujeito à homologação da FIA e aprovação do design final, terá setores de rua e setores tradicionais.
Construído ao redor do prédio da Instituição de Feiras de Madrid (IFEMA), o novo circuito terá a extensão de 5.47km, vinte curvas e o tempo de qualificação projetado em 1 minuto e 32 segundos. As instalações serão projetadas para receberem mais de 110 mil torcedores por dia ao longo do final de semana, enquanto já há planos para aumentar essa capacidade para 140 mil pessoas durante os primeiros anos do acordo, tornando Madrid um dos maiores GPs do calendário.
Localizado a cinco minutos do aeroporto de Madrid, o GP da Espanha passará a ser um dos mais acessíveis ao longo da temporada, com o circuito próximo de estações de trem e metrô. A expectativa da Fórmula 1, é que 90% dos fãs poderão chegar ao circuito através de transporte público, enquanto aqueles que estiverem hospedados na cidade poderão ir caminhando.
“Madrid é uma cidade incrível com um patrimônio esportivo e cultural maravilhoso. O anúncio de hoje inicia um excitante novo capítulo da F1 na Espanha”, afirmou o Presidente e CEO da Fórmula 1, Stefano Domenicali. Já o presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, disse que “Carros de Fórmula 1 modernos correndo em um novo circuito na capital espanhola de Madrid é uma perspectiva atraente. À medida que avançamos introduzindo as mudanças da temporada de 2026, que foram pensadas zerando o consumo de carbono até 2030, é gratificante ver que os organizadores locais colocaram um foco acentuado na sustentabilidade ambiental em seus planos para o evento”.
A primeira edição do GP da Espanha foi disputada em 1913, porém só teve a sua primeira participação no campeonato da Fórmula 1 em 1951. O GP passou a ser disputado regularmente somente em 1968 e desde então passou pelos circuitos de Pedralbes, Jarama, Montjuic, Jerez e desde 1991 ocorre no circuito de Catalunha. Recentemente, o circuito passou por adaptações e retornou ao antigo traçado, visando favorecer o novo regulamento técnico da Fórmula 1 e a possibilidade de mais ultrapassagens ao final da reta principal.