O título da MotoGP será decidido na corrida principal do GP da Comunidade Valenciana. Jorge Martín conquistou sua nona vitória em Sprint na temporada e contou com um discreto quinto lugar de Pecco. Com essa combinação de resultados, o campeão da temporada será decidido na corrida principal de domingo.
Como foi a corrida?
Depois de ter que passar pelo Q1, Pecco conseguiu uma excelente volta no Q2 e fez uma volta que foi suficiente para assegurar a segunda posição na largada, enquanto Martín largaria da sexta posição na segunda fila.
Na largada, Pecco tracionou bem e tomou a liderança de Vinales, seguidos por Martín, Binder e Marc Marquez que também largaram muito bem. O cenário parecia ideal para Pecco, mas não durou muito: na segunda curva, Vinales conseguiu retomar a liderança e no setor de encerramento da volta, Martín, Binder e Marquez ultrapassaram o líder do campeonato.
Enquanto Pecco sofria na quinta posição com a pressão de Quartararo, os líderes da prova passaram a construir vantagem confortável. Em determinado momento, Marc Marquez chegou a estar dois segundos à frente de Pecco. Na liderança, Vinales se defendia das investidas de Binder, enquanto Martín apenas assistia a disputa esperando o momento ideal para o bote.
No quinto giro da prova, Quartararo realizou a manobra de ultrapassagem, mas acabou perdendo a dianteira de sua moto e foi ao chão, então um pelotão de motos Ducati passou a escoltar Pecco na quinta posição. No pelotão dos líderes, Martín se aproveitou de erro de Vinales para assumir a segunda posição e na volta seguinte, ultrapassou Binder para tomar a liderança. Com a queda de rendimento da sua moto, Vinales também perdeu a terceira posição para Marc Marquez.
No fim, Martín apenas guiou sua moto com cautela para assegurar mais uma vitória em corrida sprint, seguido por Brad Binder e Marc Marquez que completaram o pódio. Também pontuaram: Vinales, Bagnaia, Di Giannantonio, Bezzecchi, Alex Marquez e Zarco.
Como ficou a decisão do título?
Com os resultados da corrida Sprint, Martín diminuiu para quatorze pontos sua diferença em relação a Bagnaia na liderança. O italiano foi a 442 pontos, enquanto Martín foi 428.
Para ser campeão, Pecco precisa apenas terminar a corrida de domingo entre os cinco primeiros. Já Martín, precisa vencer a corrida e torcer para que Pecco termine em sexto ou pior.
A corrida principal do GP da Comunidade Valenciana acontece neste domingo, às 11h, com transmissão da ESPN4 e Star Plus.