A MotoGP chega neste final de semana ao Circuito Ricardo Tormo, em Valência, para a realização do GP da Comunidade Valenciana, última etapa do campeonato mundial de 2023. Separados por 21 pontos na classificação e com 37 ainda em disputa, Pecco Bagnaia e Jorge Martín decidirão quem será o grande campeão.
Para o líder do campeonato e atual campeão mundial, Pecco Bagnaia, o cenário não é estranho, já que na temporada passada ele chegou à Valência precisando defender sua liderança contra Fabio Quartararo. Na ocasião, Pecco sacramentou uma grande virada após em determinado momento da temporada estar 91 pontos atrás do piloto francês da Yamaha. Dessa vez, seu rival será o espanhol Jorge Martín que corre com uma moto de um modelo idêntico à sua.
Para conquistar o bicampeonato mundial, Pecco precisa aumentar em quatro pontos a vantagem em relação a seu rival. Portanto, suas chances de título começam já na corrida Sprint de sábado com os seguintes cenários: vencer a corrida e Martín ser terceiro ou pior; chegar em segundo e Martín ser quinto ou pior; chegar em terceiro e Martín ser o sétimo ou pior; chegar em quarto e Martín ser o oitavo ou pior; chegar em quinto e Martín ser o nono ou pior, e por último, chegar em sexto e Martín ser o décimo ou pior. Caso não conquiste pontos na corrida Sprint de sábado, Bagnaia será campeão no domingo caso termine a corrida no pódio.
Para que Jorge Martín entre para a história como o primeiro piloto a ser campeão mundial correndo por uma equipe satélite, ele precisa marcar 22 pontos a mais que o atual líder do campeonato. Uma virada na etapa final que a MotoGP vivenciou apenas três vezes ao longo de seus 79 anos de disputa.
O final de semana também ficará marcado pela despedida de Marc Marquez da equipe Repsol Honda, após onze temporadas juntos e seis campeonatos mundiais conquistados. O espanhol de 30 anos tem contrato firmado para correr com a Gresini Racing na próxima temporada.
As atividades de pista da MotoGP começam na sexta-feira com o TL1 marcado para às 6h45 e o TL2 começando mais tarde, às 11h. No sábado, as motos voltam à pista cedinho, às 6h10, para a disputa do TL3 e depois às 6h50 para o treino classificatório. Ainda no sábado, às 11h, teremos a disputa da corrida Sprint. No domingo, o campeonato mundial tem a sua última prova do ano marcada para começar às 11h. A transmissão do GP da Comunidade Valenciana será por conta do canal ESPN4 e da plataforma de streaming Star Plus.