No último domingo (21), o São Paulo recebeu o Corinthians na Vila Belmiro para o duelo do jogo de ida, da final do Paulistão Feminino 2023, e garantiu a vantagem vencendo por 2 a 1 de virada. A derrota para as soberanas, quebrou uma sequência de invencibilidade de 25 jogos das Brabas do Timão.
Como foi o jogo?
O primeiro tempo começou com uma lentidão de ambas as equipes, devido a forte chuva que atingiu Santos, o campo molhado não permitiu que a bola rolasse com tranquila, assim ambas as goleiras não tiveram muito trabalho nos minutos iniciais. Com o favoritismo para o lado do Corinthians, as brabas começaram a controlar a posse de bola e propor mais jogo, pressionando a saída de bola do São Paulo. Já as soberanas, vieram com uma proposta forte na marcação e a ideia era dificultar a ótima saída de bola das adversárias, apostando surpreender nos contra-ataques.
A defesa do São Paulo estava com uma ótima postura defensiva, até os 32 minutos da etapa inicial, quando a estrela de Vic Alburquerque brilhou, em uma bola dividida na entrada da pequena área a artilheira do timão abriu o marcador. Quem esperou que a equipe do Corinthians teria mais facilidade e controlaria o ritmo do jogo após o gol, se enganou.
As soberanas não mudaram a postura, e continuaram incomodando as rivais, e aos 40 minutos após uma cobrança de escanteio, a bola sobrou para Aline Mineiro que em um chute forte, viu a bola resvalar na defesa corintiana e entrar para o fundo do gol, 1 a 1. As soberanas ainda tiveram a oportunidade de virar a partida na primeira etapa, com a Ariel, mas a arbitragem identificou irregularidade, e anulou o gol alegando impedimento.
Na segunda etapa, podemos notar uma evolução no ritmo de jogo e na parte técnica de ambas as equipes. O Corinthians continuo com a maior posse de bola e tentando pressionar a saída de bola das soberanas, enquanto a equipe do Morumbi se fechava ainda mais, apostando em uma ótima marcação e nos contra-ataques, sendo um pouco mais ofensivas do que na etapa inicial.
Durante o segundo tempo, o técnico Thiago Viana, tirou a Aline e colocou a Dudinha, que foi a grande protagonista para a virada tricolor. A meia atacante de 17 anos recebeu a bola pela esquerda e invadiu a pequena área em velocidade, e foi atropelada pela Tarciane na pequena área, e a arbitragem marcou pênalti. Na cobrança, Ariel encontrou a Lelê, convocada para os jogos da seleção brasileira feminina, e o grande nome das brabas na conquista da libertadores 2023. A atacante tricolor não se intimidou e em uma cobrança firma, mandou a bola para o fundo do gol, 2 a 1 de virada para as tricolores.
Nos minutos finais a arbitragem da partida fez com que o jogo esquentasse, o Corinthians pressionando diante dos oitos minutos de acréscimos, viu a atacante do São Paulo Glaucia, tirar a bola fora da área com a mão. A arbitra Marianna, marcou em campo a penalidade, pois entendeu que o ocorrido foi dentro da área, mas como o apoio da arbitragem de vídeo, o erro foi corrigido e apenas falta fora da área foi marcado. O lance da falta foi o último lance do jogo, e a arbitragem encerrou o duelo, com a vitória de virada das soberanas, para comemoração da torcida são paulina que estava presente na Vila Belmiro.
O jogo de volta está marcado para o próximo domingo (26), ás 10h30 na Neo Química Arena, que deve contar com um estádio lotado de torcedores do timão, para apoiar as brabas a reverter o placar. Já as soberanas terão uma dura missão nos próximos 90 minutos, e terão que ajustar ainda mais a ótima marcação que tiveram no jogo de ida.