Nesta terça-feira (04/07) a seleção brasileira feminina de basquete enfrentou os Estados Unidos em sua quarta e última partida da fase de grupos da FIBA AmeriCup 2023, em León, no México, e se mostrou dominante ao longo de toda a partida para vencer por 67 a 54.
O jogo
A partida começou equilibrada, mas tensa. Nenhuma das duas equipes conseguiu punir as adversárias pelos erros e o placar permaneceu baixo pela maior parte do primeiro quarto. A equipe dos EUA liderou o placar pela maior parte da parcial (12 a 9), mas o time comandado por José Neto virou na reta final dos primeiros dez minutos e não ficou mais atrás no placar (15 a 12 para o Brasil).
As duas equipes tiveram dificuldades para pontuar no terceiro quarto e os EUA aproveitaram as maiores dificuldades brasileiras para encostarem no placar a 4:50 para o fim da parcial (39 a 34 para o Brasil).
Aproveitando os desperdícios das norte-americanas, o Brasil conseguiu manter a vantagem entre 10 e 15 pontos durante a maior parte do último quarto para sacramentar a vitória sem sustos
E agora?
Agora na fase eliminatória, a seleção brasileira enfrentará o quarto lugar do Grupo B, posição em disputa entre Colômbia e México, na sexta-feira (07). A AmeriCup dá duas vagas para as eliminatórias olímpicas de Paris 2024. Por enquanto, somente os Estados Unidos (atual campeão mundial) e a França (país sede) têm vagas garantidas nas Olimpíadas de Paris.