Neste domingo (19), Max Verstappen (Redbull) conquistou a vitória no Grande Prêmio de Las Vegas, e igualou o recorde de Sebastian Vettel. Agora, o holandês acumula 53 vitórias na carreira. Essa é a sua 18° vitória na temporada, sendo a terceira nos Estados Unidos esse ano.
Verstappen é o primeiro piloto a conquistar uma vitória em Las Vegas em 41 anos, desde a última corrida da categoria em 1982, o último piloto a conquistar uma vitória por lá foi Keke Rosberg. Desde então, a Fórmula 1 não havia passado por Las Vegas. O tricampeão tem uma média de aproveitamento impressionante e já soma 549 pontos no campeonato de pilotos, um recorde inédito.
Como foi a corrida?
Charles Leclerc (Ferrari) tinha conquistado a pole position no sábado, com Max Verstappen logo atrás dele e George Russell (Mercedes) em terceiro. As expectativas estavam altas, e quando as luzes vermelhas se apagaram, tanto Max, quanto Charles largaram muito bem. Mas logo na primeira curva, Verstappen fez uma manobra evasiva e acabou empurrando Leclerc para fora da pista e assumindo a primeira posição. O monegasco conseguiu se recuperar logo em seguida e conquistou a segunda posição, ficando a pouco mais de um segundo de distância do holandês. O fato de Verstappen ter empurrado Leclerc para fora deveria ter resultado em uma posição imediata, mas essa punição só veio na primeira bandeira amarela da corrida. Verstappen foi obrigado a pagar cinco segundos de punição dentro do box.
A primeira bandeira amarela foi causada por um acidente envolvendo Fernando Alonso (Aston Martin), Carlos Sainz (Ferrari) e Lewis Hamilton(Mercedes). Ainda na primeira volta, Fernando Alonso e Sergio Perez (Red Bull) foram para os boxes e colocaram pneus duros, a estratégia acabou funcionando para o Mexicano da Redbull que acabou fazendo uma ótima corrida de recuperação.
Na terceira volta, Lando Norris (McLaren) bateu sozinho, isso por causa da falta de aderência na pista, e abandonou a corrida. O piloto havia começado a corrida em 15° e foi o primeiro carro a abandonar a prova. Alguns detritos do carro de Norris acabaram causando danos na asa dianteira de Lewis Hamilton, que sofreu um atraso em sua corrida, mas não teve maiores problemas com o carro depois disso. Ainda na curva 1, Fernando Alonso colidiu com Valtteri Bottas (Alfa Romeo), o que atrapalhou muito a corrida do finlandês, e acabou trazendo o safety car para a pista.
Na volta 7, já sem safety car, Oscar Piastri (McLaren) ultrapassou Yuki Tsunoda (Alpha Tauri) e logo depois Nico Hulkenberg (Haas). Ainda no meio do pelotão, Piastri se viu no meio de uma batalha entre Esteban Ocon (Alpine) e Kevin Magnussen (Haas), Ocon conseguiu ultrapassar Magnussen, e Piastri seguiu logo atrás, ultrapassando o piloto da Haas. Magnussen tomou sua posição (10° lugar) novamente, mas Piastri conseguiu subir mais algumas posições.
As primeiras vinte voltas da corrida foram marcadas por brigas interessantíssimas no meio do pelotão, enquanto Verstappen assumia a ponta e Leclerc ia diminuindo a distância entre os dois. O Espanhol Carlos Sainz ultrapassou Fernando Alonso na 11° volta, e já na volta seguinte, uma batalha pelo 8° lugar entre Hamilton e Piastri.
Poucas voltas depois, Charles Leclerc ultrapassou Verstappen. O holandês não parecia fazer muita questão de defender os ataques do monegasco, já que ainda naquela mesma volta (16) ele foi para os boxes para cumprir a punição que recebeu na oitava volta da corrida. Na volta 18, a batalha entre Hamilton e Piastri terminou com os dois tendo um contato. O piloto da McLaren foi para os boxes com um pneu furado e Hamilton continuou na pista. Ainda nessa volta, Sergio Perez assume o 3° lugar da corrida, enquanto Max Verstappen estava preso em 6° em uma briga entre Guanyu Zhou (Alpha Romeo) e George Russell. Russel acabou ultrapassando Zhou, e o deixou sozinho contra Verstappen. O chinês tentou defender o melhor que pôde, mas não conseguiu segurar o tricampeão.
Na volta 19, Sergio Perez ultrapassou Esteban Ocon e conquistou o 2° lugar. Na volta 21 Leclerc foi para o box e colocou pneus duros, enquanto Perez assumia a liderança da prova. Leclerc voltou para a corrida em terceiro lugar.
Na volta 25, enquanto Verstappen ganhava posições, ele e George Russell colidiram. Verstappen tentou ultrapassar Russell em um ponto muito fechado, e Russell por sua vez jogou sua Mercedes em Verstappen. O piloto britânico acabou tomando uma punição por causa do acidente.
Por causa do acidente de Russell e Verstappen, o safety car foi trazido para fora, e Leclerc reassumiu a liderança da prova, mas em algumas voltas Verstappen já tinha o alcançado e Leclerc acabou caindo para o 2° lugar.
Nos momentos finais da corrida, Piastri estava em 3° lugar, com Leclerc e Verstappen não muito à frente. Mas de última hora (na volta 43), ele decidiu ir para os boxes e acabou perdendo muitas posições.
Sergio Perez tinha conseguido tomar a posição de Leclerc na volta 35, e nos instantes finais pareceu que a Red Bull iria conquistar uma dobradinha na primeira corrida inédita do ano. Mas na última volta, Leclerc ultrapassou Perez e garantiu o segundo lugar na corrida.
Piloto do dia
Charles Leclerc fez uma corrida impressionante. Largou muito bem, manteve uma diferença mínima de tempo entre ele e Verstappen, e fez ultrapassagens incríveis, por isso foi eleito piloto do dia.
Top 10
1° – Max Verstappen | Redbull Racing
2° – Charles Leclerc | Ferrari
3° – Sergio Perez | Redbull Racing
4° – Esteban Ocon | Alpine
5° – Lance Stroll | Aston Martin
6° – Carlos Sainz | Ferrari
7° – Lewis Hamilton | Mercedes
8° – George Russell | Mercedes
9° – Fernando Alonso | Aston Martin
10° – Oscar Piastri | McLaren
O fim da temporada se aproxima
A última corrida do campeonato mundial de Fórmula 1 de 2023 vai acontecer em Abu Dhabi , no circuito de Yas Marina, no dia 26 de Novembro às 10 horas da manhã BRT