A MotoGP já volta a acelerar nesse final de semana para a realização do GP do Catar, penúltima etapa da temporada. Com os resultados da corrida do último final de semana, Pecco Bagnaia saiu da Malásia com 14 pontos de vantagem para Jorge Martín, um ponto a mais em relação a quando chegou ao circuito de Sepang.
O circuito de Losail, que tradicionalmente recebe a etapa de abertura da MotoGP, volta a receber o campeonato mundial de motovelocidade após a realização de obras de modernização do circuito para atender a Fórmula 1. Em 2024, o GP do Catar voltará a ser a etapa inaugural do calendário.
Apesar de ainda haver 74 pontos em disputa nas duas etapas restantes, Pecco Bagnaia terá nesse final de semana a primeira chance de conquistar seu bicampeonato mundial. Para isso, o italiano da Ducati precisará elevar a vantagem em relação a Martín para 38 pontos, ou seja, seria preciso uma matemática quase que perfeita.
Para a corrida desse final de semana, vale a atenção para os pilotos que estão “pendurados” e correm o risco de sofrer uma punição de acréscimo de tempo ao resultado final da corrida. Tanto Bagnaia quanto Martín estão nessa condição, e podem sofrer uma punição de acréscimo de três segundos ao resultado final da prova, caso recebam outra advertência por violar a regra que determina a manutenção da pressão dos pneus de suas motos. Na coletiva pré-corrida nesta quinta-feira (16), Martín comentou que espera que o campeonato não seja decidido em um escritório.
A única ausência do final de semana continuará sendo a de Alex Rins, que ainda não se recuperou da lesão sofrida na perna direita durante o GP da Itália. O espanhol será novamente substituído por seu compatriota, Iker Lecuona.
As atividades de pista começarão na sexta-feira com o TL1 marcado para às 9h45. Na tarde de sexta-feira, às 14h, acontecerá o TL2.
No sábado, às 9h, será disputado o TL3 e logo depois, às 9h40, o treino classificatório. A corrida sprint e a corrida principal estão marcadas para às 14h de sábado e domingo, respectivamente.