Por meio de suas redes sociais, a equipe McLaren anunciou que Bianca Bustamante é a mais nova contratada para compor sua academia de pilotos. Bustamante se junta a nomes como do brasileiro Gabriel Bortoleto, e Ugo Ugochukwu, sendo a primeira mulher a se tornar participante do time britânico.
Bianca Bustamante tem 18 anos, e é natural de Manila, Filipinas, local onde com cinco anos de idade começou a correr de kart acumulando vitórias. Em 2022, competiu pela W Series, e no início de 2023, fez sua participação na F4 dos Emirados Árabes Unidos, sendo a 9ª colocada.
Atualmente a garota compete na F1 Academy, defendendo a equipe Prema, tendo conquistado duas vitórias, em Valência e Monza. Em 2024, seguirá na competição, desta vez defendendo a equipe Art Grand Prix, parceira da McLaren.
Em entrevista, Bustamante comemorou: “Este é um momento tão irreal na minha carreira, assinar com a McLaren e a ART Grand Prix é muito além de tudo que eu poderia imaginar enquanto crescia correndo de kart nas Filipinas. Ainda tenho dificuldade em ver meu nome ao lado da McLaren sem me emocionar, pois a história e a herança ligada a esta equipe me deixam verdadeiramente sem palavras.”
Todas as equipes de Fórmula 1 terão representantes na F1 Academy em 2024
A McLaren foi só a primeira equipe a anunciar Bianca Bustamante como membro de sua academia de pilotos. As outras nove equipes restantes que compõem o grid da Fórmula 1, devem anunciar suas representantes na F1 Academy no decorrer do ano.