E tivemos outra troca de liderança no Campeonato Mundial de Pilotos durante o GP da Indonésia. Em prova marcada por quedas, Peco Bagnaia saiu da 13ª posição para vencer e voltar a ocupar na tabela de classificação a posição que esteve durante boa parte da temporada: O 1º lugar. Com o resultado da corrida de hoje, o italiano coloca 18 pontos de vantagem sobre Jorge Martín, que teve apenas o seu segundo abandono na temporada. Completaram o pódio Maverick Viñales, da Aprilla, e Fabio Quartararo, da Yamaha. Este foi apenas o segundo pódio da temporada para a montadora japonesa, que também havia conquistado um 3º lugar com o piloto francês no GP de Austin, no Texas.
Na largada, os dois pilotos postulantes ao título deram mostras de foco e empenho, com Martín saindo da 6ª posição para liderança antes da primeira curva, e com Peco saindo de 13º para 7º nas primeiras curvas da volta inicial. Viñales repetiu a boa largada da corrida Sprint e acompanhou Martín, ficando na segunda colocação e seguindo de perto o espanhol da PRAMAC. Além de questões físicas e uma punição de volta longa a ser paga devido a incidentes no GP da Índia, o pole Luca Marini não fez uma boa largada e caiu para a quinta posição. Na terceira volta, quando seguia de perto Quartararo e sofria pressão de Brad Binder, Marini foi ao chão na curva 16. O piloto italiano da VR46 Racing Team tentou fazer uma manobra em cima do piloto da Yamaha, mas acabou sendo tocado por Binder. A confusão entre os dois pilotos rendeu uma punição de volta longa para o sul-africano da KTM. Ainda na terceira volta, Pol Espargaró foi mais uma vítima da falta de aderência na curva 10 e foi ao chão.
Beneficiado pelo enrosco dos pilotos que estavam a sua frente, Bagnaia passou a ser 5º e acompanhar de perto Quartararo e Aleix Espargaró, enquanto Viñales e Martín se afastavam do resto do pelotão. A Ducati do italiano não teve maiores dificuldades para ultrapassar os pilotos que estavam a sua frente, principalmente com Aleix tendo errado na escolha de pneus. O espanhol da Aprilla apostou em pneus macios na dianteira e traseira, mas as altas temperaturas do asfalto consumiram seus pneus rapidamente, o que fez a moto perder muito desempenho. Na nona volta, outra queda: Marc Márquez foi mais uma vítima da falta de aderência e caiu sozinho na curva 13. O hexacampeão vai vivendo um fim de história melancólico com a Honda e esta foi a sua 22ª queda na temporada, mesmo tendo participado apenas de 10 corridas durante a temporada.
Martín caminhava para uma vitória tranquila, tendo aberto mais de dois segundos de vantagem para Viñales, e parecia que nada tiraria aquela vitória de suas mãos. Apenas parecia. Na volta 14, as câmeras de transmissão cortaram para a imagem de uma Ducati PRAMAC na caixa de brita da curva 11 e quando a poeira abaixou, foi possível ver Jorge Martín com as duas mãos na cabeça ao lado de sua moto. O pneu traseiro perdeu aderência e fez que o piloto fosse apenas passageiro de uma queda inevitável. Com isso, Viñales passou a ser líder com Bagnaia em segundo. Mesmo na segunda posição, Peco voltaria a liderança do campeonato e ainda abriria 13 pontos de vantagem sobre rival.
A PRAMAC ainda viu o seu segundo piloto, Johan Zarco, errar sozinho e abandonar a prova. No pelotão intermediário, as brigas também eram intensas. Marco Bezzecchi, terceiro colocado no campeonato e recém operado na clavícula direita, batalhava com Miguel Oliveira, Fabio Di Giannantonio, Jack Miller e Brad Binder. O piloto sul-africano, inclusive, foi alvo de uma segunda punição de volta longa após tocar Miguel Oliveira durante disputa por posição. Oliveira conseguiu evitar a queda, porém voltou para o final do grid.
Sabendo da importância de uma vitória, Bagnaia aumentou o ritmo e passou a ensaiar uma manobra para assumir a liderança. Bastaram apenas três voltas para que o atual campeão assumisse a liderança da prova, mas sem conseguir disparar. Atrás dos líderes e observando tudo, estava Quartararo com sua problemática moto. O piloto francês esperou o momento certo para aumentar o ritmo e passar a pressionar os dois líderes da corrida. As três últimas voltas foram intensas, com os três pilotos guiando no limite de seus equipamentos e da aderência. No final, Bagnaia saiu vitorioso e chegou 346 pontos, enquanto Martín ficou com 328.
A MotoGP já retorna no próximo final de semana para o GP da Austrália, em Phillip Island.