Confirmando o que já era esperado, a Gresini Racing Team oficializou na manhã desta quinta-feira um acordo com Marc Márquez para a próxima temporada. O espanhol de 30 anos, dono de seis títulos na categoria principal, confirmou no começo do mês a existência de um acordo mútuo junto a Honda para o encerramento da parceria de 10 anos. Rumores sobre um possível acerto de Márquez com a Gresini já circulavam no paddock da MotoGP e havia expectativa para um anúncio oficial durante o GP da Indonésia, sede de importantes patrocinadores da equipe.
Inicialmente, a equipe gostaria de um acordo para duas temporadas, porém o piloto fez questão de assinar apenas por um ano. Essa exigência do piloto é para que ele mantenha-se aberto para novas possibilidades em 2025, quando a maioria dos assentos das equipes de fábrica estarão disponíveis.
Na Gresini, Marc reeditará a parceria com seu irmão mais novo, Alex. Em 2020, os irmãos chegaram a ser companheiros de equipe na Honda por um breve momento da temporada, antes de Marc precisar se afastar das pistas para realização de uma cirurgia no braço. Na ocasião, Marc precisou realizar mais três cirurgias no local fraturado e foi ausência durante toda a temporada. A chefe de equipe, Nadia Padovani, disse: “O fato de Marc Márquez ter escolhido correr conosco na próxima temporada é absolutamente fantástico e estou extremamente feliz por poder tornar isso oficial. Em menos de uma temporada, ficamos muito próximos de seu irmão e daremos as mesmas boas-vindas a Marc, pois temos certeza de que ele tem todo o potencial para ser competitivo na GP23 desde o início”.
Com a oficialização da contratação de Marc, quem se despediu da equipe foi Fabio Di Giannantonio. Nadia fez questão de agradecer ao piloto por seus serviços prestados durante as duas temporadas em que estiveram juntos: “Por último, mas não menos importante, gostaria de agradecer a Fabio Di Giannantonio por seu profissionalismo e desejamos a ele tudo de bom para a continuação de sua carreira”.
Atualmente, resta apenas um assento livre no grid da MotoGP para a próxima temporada, justamente a vaga deixada por Marc Márquez na Honda. O nome mais cotado para assumir esse assento é o do português Miguel Oliveira, que possui contrato para 2024 com a Aprilla.