Depois de uma semana de ausência, a MotoGP retorna neste final de semana para a realização do GP da Indonésia. O circuito de rua de Mandalika receberá a 15ª etapa de 20 previstas para o campeonato deste ano.
Após o GP do Japão, em Montegi, a diferença entre o líder do campeonato Francesco Bagnaia e o segundo colocado, Jorge Martín, caiu para apenas três pontos. Nas últimas três corridas, Martín tem demonstrado ritmo intenso, vencendo duas corridas principais e as três sprints. O italiano da equipe de fábrica Ducati aparenta ainda ter dores devido ao acidente sofrido no GP da Catalunha, e não tem conseguido segurar o ímpeto de seu rival na luta pelo título.
As novidades para este final de semana são os retornos confirmados de Enea Bastianini, Alex Márquez e Álex Rins. Bastianini está fora de ação desde o GP da Catalunha, quando fraturou a mão e tornozelo esquerdos após sofrer uma queda na primeira curva da corrida sprint. Márquez esteve fora do GP da Índia e do Japão por conta de duas costelas fraturadas durante os treinos classificatórios para a corrida na Índia. Enquanto Álex Rins retorna após 4 meses afastado devido à uma fratura sofrida na perna direita durante a corrida sprint do GP da Itália. A dúvida para este final será sobre a participação de Marco Bezzecchi, que no último domingo realizou uma cirurgia para corrigir uma lesão na clavícula direita. Terceiro colocado no mundial, o italiano da Mooney VR46 Racing Team ainda não foi declarado pelos médicos como apto para competir.
Há também a expectativa do anúncio oficial da contratação de Marc Márquez por parte da Gresini Racing Team. No último dia 4, o hexacampeão mundial anunciou que, após dez anos de parceria, não irá renovar com a equipe Honda. Antes do anúncio, o espanhol voltou a subir ao pódio com o terceiro lugar conquistado no GP do Japão.
A Ducati terá nesse final de semana a primeira oportunidade de garantir o título do Mundial de Construtores de 2023. A montadora italiana lidera o campeonato com 490 pontos, 218 pontos a mais que a segunda colocada, a austríaca KTM. Para sair da Indonésia já campeã, a Ducati precisará apenas manter uma vantagem superior a 185 pontos.
As atividades de pista começarão na quinta-feira, com o TL1 marcado para às 22h e o TL2 acontecendo na madrugada de sexta-feira, às 4h. O TL3 será disputado às 23h10 de sexta-feira e o treino classificatório será logo na sequência, às 23h50. A corrida sprint terá a largada às 4h de sábado e a corrida principal será no mesmo horário na madrugada de domingo.