Na manhã deste domingo (08), a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e a Pirelli anunciaram que reduziram a duração dos jogos de pneus de 20 voltas para 18.
O motivo da redução, é o desgaste dos compostos que vem preocupando desde sexta-feira após o treino livre, quando a Pirelli na análise padrão, constatou um desgaste grave na borracha lateral dos pneus.
Em 2022, o Circuito de Losail passou por reformas, e as novas zebras são em formato de pirâmide, com bordas elevadas, e são justamente elas que estão causando o desgaste significativo nos pneus.
Após a corrida Sprint, os pneus foram recolhidos para mais análises, mas com a prova tendo apenas 12 voltas em bandeira verde, não foi possível chegar a conclusão sobre a duração, optando por reduzir o número de voltas para cada pneu de 20 para 18.
As equipes só poderão usar um conjunto de pneus por apenas 18 voltas, logo terão que fazer três trocas de pneu no decorrer da corrida. As equipes ainda precisaram usar compostos variados durante a corrida.
Qualquer carro que passar de 18 voltas com um jogo de pneu, será considerado pelos comissários por andar em condições inseguras, levando bandeira preta, sendo desclassificado do GP do Catar.