Na tarde deste domingo (08), aconteceu a corrida principal do Grande Prêmio do Catar. O tricampeão, Max Verstappen venceu a corrida. O pódio foi completo por Oscar Piastri, em mais um excelente resultado, com Lando Norris em 3°.
Como foi a corrida?
Os últimos detalhes para a corrida foram acertados poucas horas antes da corrida, com a FIA e a Pirelli anunciando que os stints realizados, não poderiam passar 18 com os mesmos pneus. A decisão foi tomada devido ao desgaste grave de pneus com mais de 20 voltas.
Os carros se alinham em suas devidas posições, para partirem para a volta aquecimentode pneus. Checo Pérez teve que largar do pit-lane por conta de trocas de componentes. Carlos se ausentou da prova devido a problemas com vazamento em sua Ferrari.
Com a volta de aquecimento realizada, Max Verstappen parou sua Red Bull na primeira colocação, seguido de George Russell parando na 2ª colocação e Lewis Hamilton em terceiro. O destaque foi para Nico Hülkenberg, que acabou parando no colchete da 12ª colocação, que seria de Sainz, que teve problemas e não pode largar. Mais tarde, o alemão levou 10 segundos de punição pelo feito.
Quando as luzes vermelhas se apagaram, Verstappen largou bem mantendo a primeira posição. George Russell acompanhou o ritmo do holandês, enquanto Hamilton se colocava do lado de Russell para tentar ganhar a posição. Porém, Russell manteve o traçado, fechando qualquer espaço. Hamilton então acertou o carro de Russell indo para na caixa de brita na curva 1.
A bandeira amarela foi acionada no setor 1, e sem demora o safety car entrou em pista para a retirada do carro de Hamilton. Russell foi para o boxe e trocou para pneus médios, enquanto o carro foi checado para ver se a batida com Hamilton não havia causado maiores danos. Bottas, Stroll, Magnussen e Lawson aproveitaram a ocasião para fazer a primeira parada para troca de pneus. No rádio para a equipe, Russell reclamava: “Estou sem palavras. Não pude fazer nada. Totalmente ensanduichado.”
Com o safety car na pista, Verstappen liderava, com Oscar Piastri em 2° que havia largado em 6° conseguindo escapar da confusão com as Mercedes. Fernando Alonso era 3°com Charles Leclerc em 4°, seguido de Ocon, Gasly, Tsunoda, Hülkenberg e Albon.
Com o safety car saindo no final da volta 5, Verstappen partiu em aceleração segurando, sem dar chances para Piastri ameaçar sua posição de honra. Pérez, já figurava em 13°, ameaçando Zhou Guanyu.
Na volta 6, Russell que vinha na 14° colocação, chegou em Pérez para efetuar a ultrapassagem no miolo, ganhando a 13° colocação do mexicano, enquanto Oscar Piastri registrou a melhor volta da prova em 1min29s328. Na volta 8, George que já ameaçava Zhou Guanyu desde a volta 6, fez ultrapassagem sobre o chinês ganhando a 12ª colocação.
Na volta 10, Tsunoda foi para o boxes para fazer a troca de pneus colocando pneus médios, Russell herdou a posição do japonês assumindo a 10ª colocação, já na zona de pontuação. Na volta 12, Fernando Alonso e Pierre Gasly fizeram suas paradas no boxes colocando pneus médios.
Na volta 13, foi a vez de Piastri, Leclerc foram para os boxes para também colocarem pneus médios. Norris e Russell vieram logo atrás para colocar pneus faixa amarela. Verstappen liderava, com Alexander Albon na 2ª colocação, com Valtteri Bottas na 3ª colocação. A troca de pneus de Verstappen veio na volta 17, com a equipe Red Bull fazendo um trabalho rápido colocando pneus médios.
Alexander Albon assumiu a liderança do GP do Catar com sua Williams, por um curto período, já que na volta 19 o tailandês foi para os boxes para a troca de pneus. Com Max Verstappen assumindo a liderança novamente. Zhou Guanyu também aproveitou para fazer ir aos boxes, e Piastri assumiu a 2ª colocação, com Valtteri Bottas em na 3ª posição.
Na volta 25, Piastri, Ocon e Leclerc foram chamados para os boxes para a segunda janela de troca de pneus. Piastri por pneus médios novos, enquanto Ocon e Leclerc colocaram pneus duros novos. Lando Norris foi aos boxes na volta 28, também optando por colocar pneus médios novos.
Verstappen liderava, com George Russell na 2ª colocação, Checo Pérez em 3°, sendo seguido de Albon, Piastri, Zhou, Norris, Alonso, Bottas e Stroll. Na volta 29, Piastri passou a perseguir Alexander Albon, e efetuou a ultrapassagem na curva 5, para ganhar a 4ª colocação.
Na volta 33, George Russell foi aos boxes para mais uma janela de troca de pneus, colocando pneus duros novos. Piastri assumiu a 2ª colocação que era Russell, com Norris indo para 3°, com Russell voltando do troca de pneus na 4ª colocação. Ainda na volta 33, a bandeira amarela foi acionada no setor, pois Fernando Alonso tinha escapado indo para a caixa de brita, o espanhol perdeu algumas posições mas conseguiu retornar para a em 7°.
Na volta 34, Max Verstappen foi chamado para mais uma troca de pneus. Com a vantagem de 33 segundos sobre Piastri, o holandês mergulhou para os boxes, fazendo a troca para pneus duros, voltando para pista ainda na liderança. A 2ª colocação era Piastri, com Norris em 3°, seguido Russell, Leclerc, Alonso, Bottas, Ocon, Stroll e Gasly.
Na volta 40, Checo Pérez levou uma punição de 5 segundos por ultrapassar os limites da pista. A terceira janela de troca de pneus da noite foi aberta, com Bottas, Stroll e Magnussen indo para o box. Stroll optou por colocar pneus médios novos, enquanto Bottas e Magnussen colocaram pneus duros. Bottas retornou para a pista em 13°, Stroll em 15° e Magnussen em 16°.
Na volta 42, Logan Sargeant que estava na 18ª colocação, abandonou a prova. O americano estava passando mal devido ao calor e a equipe optou que o americano se recolhesse para o box para ser cuidado. Na volta 43, Piastri e Leclerc foram chamados para mais uma troca de pneus. O piloto da McLaren optou por colocar pneus duros enquanto Leclerc retornou para a pista com pneus médios. Piastri retornou para a pista em 4° e Leclerc em 7°.
Na volta 44, Lance Stroll e Pierre Gasly foram punidos em 5 segundos, por desrespeitar os limites de pista. Ocon e Pérez foram aos boxes para mais uma troca de pneus, com ambos optando pelos pneus faixa amarela. Na volta 45, Norris foi chamado para a troca de pneus, colocando pneus duros, voltando para a pista em 4°, atrás de seu companheiro de equipe. Verstappen liderava seguido de Russell, Piastri, Norris, Leclerc, Zhou, Alonso, Gasly, Albon e Ocon.
Na volta 47, novamente Pierre Gasly, e agora Alexander Albon, levaram punição de cinco segundos, por desrespeitar os limites de pista. Na volta 51, George Russell foi para os boxes para sua quarta troca de pneus, optando por colocar pneus macios. O britânico retornou para a pista em 4°. Max Verstappen também foi chamado para os boxes para sua última troca de pneus da noite colocando pneus médios.
O holandês voltou para pista na liderança, à frente de Oscar Piastri, guiando as últimas voltas, para passar pela bandeira quadriculada vencendo o GP do Catar de 2023.
Classificação completa e pontos
1° Max Verstappen | Red Bull Racing | 26 P
2° Oscar Piastri | McLaren | 18 P
3° Lando Norris | McLaren | 15 P
4° George Russell | Mercedes | 12 P
5° Charles Leclerc | Ferrari | 10 P
6° Fernando Alonso | Aston Martin | 8 P
7° Esteban Ocon | Alpine | 6 P
8° Valtteri Bottas | Alfa Romeo | 4 P
9° Zhou Guanyu | Alfa Romeo | 2 P
10° Checo Pérez | Red Bull Racing | 1 P
11° Lance Stroll | Aston Martin
12° Pierre Gasly | Alpine
13° Alexander Albon | Williams
14° Kevin Magnussen | Haas
15° Yuki Tsunoda | Alpha Tauri
16° Nico Hülkenberg | Haas
17° Liam Lawson | Alpha Tauri
DNF Logan Sargeant | Williams
DNF Lewis Hamilton | Mercedes
DNF Carlos Sainz | Ferrari
Próxima parada: Estados Unidos
A Fórmula 1 volta em duas semanas, entre os dias 20 e 22 de Outubro, com o GP do Estados Unidos.