A disputa mais aguardada entre Arsenal e Tottenham nos últimos anos, teve enfrentamento tático e técnico do mais alto nível, em partida que terminou em empate com sabor de vitória para os Spurs, com placar de 2×2.
O Arsenal de Arteta, que vinha de vitória a meio de semana na Champions League, encarou o Tottenham em casa pela sexta rodada do campeonato inglês num jogo que terminou em empate, resultado mais amargo para o Arsenal, que terminou a rodada fora do G4, agora quinto colocado mais distante do líder Manchester City.
Fazia tempo que o Arsenal não jogava contra um Tottenham tão propositivo, então o duelo tático na beira do campo entre os treinadores Mikel Arteta e Ange Postecoglou também chamava atenção para um jogo que prometia ser muito divertido de acompanhar.
O “Ange Ball” termo utilizado pelos torcedores do Tottenham para o vistoso estilo de jogo que o treinador escocês vem implementando num time em reconstrução. Se chocando com o já excelente futebol coletivo e de movimentação intensa demonstrado pelo Arsenal de Arteta, prometeu e entregou um grande espetáculo.
Com menos de 3 minutos a emoção já tomou conta do jogo após gol anulado de Heung Min Son que marcou no rebote porém em posição irregular. Seguia 0x0 mas esse resultado não parecia ser o mais correto para se apostar, já que ambas as equipes se lançavam ao ataque sempre que podiam deixando espaços para serem explorados.
Espaço que o jovem Bukayo Saka soube explorar muito bem. Aos 13 minutos após jogada trabalhada pelo lado direito Saka encontra Gabriel Jesus livre de marcação após inversão perfeita. Que cabeceia de baixo pra cima, mas é frustrado pelo goleiro Vicario que faz grande defesa.
A partir daí o Arsenal cresce no jogo, empurrando o Tottenham para seu campo e dificultando a saída de bola, induzindo ao erro. Criando o resultado no que passa a ser um péssimo domingo de futebol para o Argentino Cuti Romero, pois aos 25 minutos de jogo em jogada mais uma vez pela direita com Saka que chuta de fora da área, Romero tenta desviar a bola e mata o goleiro Vicario abrindo o placar com gol contra 1×0 para o Arsenal.
O ânimo do Tottenham estava abalado e o time seguia concedendo chances ao Arsenal até mesmo com Maddison dentro da área defensiva aos 31 minutos, que termina com chute desperdiçado por Jesus que bate forte por cima do gol.
O Tottenham reage com dois lances perigosíssimos para Brennan Johnson em sequência aos 38 e aos 41 minutos, está segunda que parecia uma jogada terminada, após dois chutes de Johnson mas simplesmente revive nos pés de Maddison que gira bem em cima da marcação invade a grande área e rola para Son tocar pro fundo do gol, 1×1 e fim do primeiro tempo.
Logo no início do segundo tempo o Arsenal retornou a aplicar sua pressão no campo adversário e conseguiu um escanteio cobrado por Saka. A bola acaba passando por Sarr e cai nos pés de White que gira e chuta demonstrando que realmente não era um bom dia para Romero já que a bola bate em sua mão para o Arsenal. Marcado aos 49 e cobrado aos 53 por Saka o nome do jogo para o Arsenal com batida forte no meio do gol 2×1 Arsenal.
A reação do Tottenham é mais rápida do que imediatamente e menos de dois minutos depois do Arsenal retornar a frente do placar Jorginho que tinha acabado de entrar no lugar de Declan Rice, acaba se atrapalhando na tomada de decisão e perde a bola para Maddison que coloca Son novamente na cara do gol que bate rasteiro na saída de Raya 2×2.
Após as mexidas tanto de Postecoglou quanto de Arteta as equipes perdem um pouco do ímpeto do ataque e se conformam com o empate. Melhor para o Tottenham, primeiro pelo desfecho, empate na casa do rival e seguir a frente do Arsenal na tabela, agora na quarta posição, e segundo pelo percurso. Mesmo após gol contra e um pênalti concedido pelo mesmo jogador, teve forças para buscar o empate.
O próximo compromisso do Arsenal é o Bournemouth, fora de casa, no dia 30 de setembro. Já o Tottenham tem missão mais complicada já que recebe o Liverpool também no dia 30.
Escalação inicial Arsenal:
Raya, White, Saliba, Gabriel Magalhães, Zinchenko, Rice, Vieira, Odegaard, Saka, Jesus Nketiah.
(Saídas), Fábio Vieira 45’, Declan Rice aos 45’, Bukayo Saka 77’.
(Entradas), Jorginho 45’, Kai Havertz 45’, Smith Rowe 90+7’.
Escalação inicial Tottenham:
Vicario, Pedro Porro, Romero, Van de Ven, Udogie, Bissouma, Sarr, Maddison, Kuluseviski, Son, Johnson.
(Saídas), Jhonson 63′, Maddison 78′, Son 79′.
(Entradas), Solomon 63′, Hojbjerg 78′, Richarlison 79′.
Direto e incisivo. Ótima matéria, parabéns!!!