Nesta quinta-feira, em Monza, a Fórmula 2 apresentou o novo modelo de carro que será usado nas temporadas de 2024, 2025 e 2026. O novo design é totalmente inspirado nos carros da Fórmula 1, em condições de aparência, sistema, desempenho, sustentabilidade, e acessibilidade.
A ideologia do novo carro visa viabilizar melhor experiência aos jovens pilotos que desejam chegar à Fórmula 1, uma melhor experiência com um carro mais parecido com o da categoria.
O carro conta com nariz com melhor absorção de energia, asa dianteira com aerodinâmica eficaz, e asa traseira mais acentuada permitindo que carros consigam se aproximar, proporcionando disputas mais próximas.
O carro será movido com por um motor Mecachrome turboalimentado de 3,4 litros, e inclui alguns novos recursos já projetados para o novo combustível sintético Aramco que será usado a partir de 2025. Em 2024 será usado o combustível biológico 55% Aramco, já usado em 2023.
O F2 2024 também atende às exigências da FIA apresentando as mais recentes inovações de segurança. Em termos de acessibilidade, o novo modelo promete ser dirigível tanto para pilotos altos como para os mais baixos, assim como para mulheres.
Em julho, o carro completou seu primeiro shakedown em Verano com a pilota colombiana Tatiana Calderón no volante, que foi um sucesso. Após a apresentação, o carro ainda passará por vários testes de desenvolvimento com vários pilotos, incluindo o brasileiro Felipe Drugovich campeão da F2 2022.
Um carro será entregue a cada equipe no final de dezembro de 2023, e o segundo no final de janeiro de 2024. Antes da realização da pré temporada oficial, será realizado um shakedown com as equipes.