No último domingo (17), São Paulo e Flamengo entraram em campo para disputar o primeiro jogo da Final da Copa do Brasil 2023. Com o gol de Calleri, a equipe paulista saiu com importante vantagem para decidir em casa, já o rubro-negro viu os bastidores que antes já eram quentes, entrar de vez em ebulição. Com esse cenário, o que esperar das duas equipes?
São Paulo
Se o retrospecto no campeonato brasileiro não é bom, o tricolor paulista aproveita a grande fase na Copa do Brasil para conquistar seu primeiro título na competição. Tendo eliminado os rivais Palmeiras e Corinthians, além de largar em vantagem na final, o São Paulo chega embalado para o jogo decisivo.
Os comandados de Dorival Júnior contam com a vantagem no placar agregado (1×0), e com o fato de decidir no Morumbi. Em um momento mais equilibrado como equipe, o São Paulo tenta espantar o fantasma na competição nacional e se sagrar campeão diante da sua torcida.
– A primeira batalha foi nossa, mas ainda precisamos melhorar alguma coisa, corrigir os erros que tivemos e melhorar as coisas boas. Precisamos de outros 90 minutos iguais ou melhores do que hoje – disse Calleri após o apito final no Maracanã.
Provável escalação: Rafael; Rafinha, Arboleda, Beraldo e Caio Paulista; Pablo Maia, Alisson, Rodrigo Nestor e Wellington Rato; Lucas Moura e Calleri
Flamengo
Saindo atrás no primeiro jogo, o rubro-negro carioca tenta correr atrás do prejuízo na grande final, mas encara desafios consideráveis, principalmente fora de campo.
As atuações sob o comando do argentino Jorge Sampaoli não agradam, e fase do time se agrava com os recentes conflitos entre a torcida e o dirigente Marcos Braz.
O Flamengo busca se inspirar nas recentes conquistas para se consagrar bicampeão da Copa do Brasil, e não esconde a expectativa de contar com o craque uruguaio De Arrascaeta, peça fundamental para o time.
O rubro-negro precisa de uma vitória simples para levar para os pênaltis, ou uma vitória por mais de dois gols para levar a taça no tempo normal, em caso de empate, a equipe carioca amarga o vice-campeonato. Após a primeira partida, o meio-campo Everton Ribeiro mostrou otimismo sobre a virada:
É difícil, mas não é impossível. Temos qualidade, temos jogadores que são acostumados a passar por estes momentos e vamos nos juntar, cada vez mais, melhorar o que tem que melhorar para buscar reverter este resultado.
Provável escalação: Rossi (Matheus Cunha); Wesley, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Pulgar, Victor Hugo (Thiago Maia), Gerson e Arrascaeta (Gabigol); Bruno Henrique e Pedro.
E aí, torcedor? Quem leva a taça para casa? Saberemos amanhã, às 16h.