Após um sábado para esquecer com o acidente e a chuvarada que impediu a realização da sprint, durante a madrugada deste domingo (27), a Fórmula 2 retornou ao circuito de Zandvoort para a realização da Feature Race.
A Feature Race aconteceu de forma caótica, com os principais postulantes ao título fora da corrida, punidos e sem pontuar. Mas, Clément Novalak, que não tem nada com isso, conseguiu se livrar de todas essas adversidades, e vencer sua primeira corrida na Fórmula 2.
Como foi a corrida?
Os termômetro marcando 15,2C°,a nebulosidade estava encobrindo o céu em sua maior parte, mas, não tinha previsão de chuva para o decorrer da Feature Race
Horas antes da largada da Fórmula 2, a equipe Campos Racing confirmou que tanto Ralph Boschung e Kush Maini –envolvidos no grave acidente de sábado – participariam da prova holandesa.
Com a pista um pouco úmida, os pilotos partiram para a volta de apresentação atrás do safety car. A direção de prova anunciou que a largada seria dada com os carros em movimento.
Quando o safety car se recolheu para os boxes, Crawford veio liderando o pelotão sendo responsável por dar a largada. O estadunidense partiu em aceleração mantendo a primeira posição, enquanto Dennis Hauger largou mal.
Na curva 1, Frederik Vesti rodou ficando parado no meio da pista, enquanto Oliver Bearman recebeu um toque de Correa e foi parar na caixa de brita juntamente com Victor Martins que se perdeu tentando desviar da traseira do carro de Correa.
Mais a frente, Jack Doohan perdeu na aceleração, rodando na pista, resultando no abandono de prova. Frederik Vesti conseguiu retornar para a pista em 19ª e Oliver Bearman retornou na 15°.
Théo Pourchaire conseguiu escapar ileso e figurava na em 6°. O safety car entrou na pista, e permaneceu até o final da volta 4, quando saiu e Crawford partiu pra relargada. Kush Maini e Ayumi Iwasa se encontraram na pista e resultando em punição de 10 segundos para Iwasa.
Na volta 7, Vesti vinha na 13° posição fazendo corrida de recuperação, enquanto Zane Maloney, Arthur Leclerc e Roy Nissany iam para os boxes fazer a troca de pneus.
No início da volta 9, Jak Crawford e Dennis Hauger foram chamados para fazer a troca de pneus, em que ambos colocaram pneus médios. Isack Hadjar era o novo líder da prova, seguido de Théo Pourchaire em segundo.
No início da volta 10, Isack Hadjar e Théo Pourchaire foram para os boxes fazer a troca de pneus, em que ambos também colocaram pneus médios. Enquanto isso, Clément Novalak assumia a liderança da prova.
Na saída dos boxes, Théo Pourchaire perdeu o controle e bateu forte contra as barreiras de proteção. O líder do campeonato precisou de ajuda para sair do carro, enquanto apontava para a região da costela.
Com a bandeira amarela no setor 1 e 2, a equipe Prema chamou Oliver Bearman e Frederik Vesti para fazer a troca de pneus, enquanto o safety car entrou na pista.
Porém, a equipe não fez as melhores trocas de pneus no carro de Frederik Vesti, já que saindo dos boxes, as rodas traseiras de seus carro se soltaram, e ocasionou no abandono de prova do dinamarquês.
Na volta 17 o safety car se recolheu para a pista. Clément Novalak na primeira posição, responsável pela aceleração, era seguido de Crawford, Maloney, Verschoor, e Martins na 5° posição – o único postulante ao título que restou na prova.
Na reta, Novalak começou a aceleração. Maloney colocou de lado e ultrapassou Crawford. Martins não largou bem e passou a sofrer pressão de Oliver Bearman que fez a ultrapassagem depois da curva 1.
Porém, Martins não deixou barato, na saída da curva 3, partiu agressivo para cima de Bearman o jogando no muro. O incidente resultou no abandono de prova do britânico.
Após a volta 24, deixou de ser contado número de voltas, e o tempo passou a ser cronometrado. Com 14 minutos, a direção de prova comunicou punição de 10 segundos para Victor Martins pelo incidente com Oliver Bearman.
Com o cronômetro em 12 minutos, Crawford passou a colocar pressão em Maloney que não conseguia se aproximar de Clément Novalak
Com cronômetro zerado, Clément Novalak abriu a última volta para a prova holandesa. Após uma temporada apagada, Clément Novalak passou pela bandeira quadriculada para garantir a vitória na Feature Race da Holanda, seguido de Maloney e Crawford.
Com a finalização da prova, a punição foi aplicada para Victor Martins, com o francês caindo para a 9° posição.
Resultado da Feature Race e Pontuação
1° Clément Novalak – 26 pontos | Trident
2° Zane Maloney – 18 pontos | Carlin
3° Jak Crawford – 15 pontos | Hitech
4° Richard Verschoor – 12 pontos | Amersfoort
5° Dennis Hauger – 10 pontos | MP Motorsport
6° Isack Hadjar- 8 pontos | Hitech
7° Enzo Fittipaldi – 6 pontos | Carlin
8° Amaury Cordeel – 4 pontos | Invicta Virtuosi
9° Victor Martins – 2 pontos | ART Grand Prix
10° Juan Manuel Correa- 1 ponto | Amersfoort
11° Roman Staněk | Trident
12° Roy Nissany | PHM
13° Ayumi Iwasa | DAMS
14° Arthur Leclerc | DAMS
15° Joshua Mason | PHM
16° Ralph Boschung | Campos Racing
17° Jehan Daruvala | MP Motorsport
18° Kush Maini | Campos Racing
DNF Jack Doohan | Invicta Virtuosi
DNF Théo Pourchaire | ART Grand Prix
DNF Frederik Vesti | Prema
DNF Oliver Bearman | Prema
Campeonato de pilotos
1° Théo Pourchaire – 168 pontos =
2° Frederik Vesti – 156 pontos =
3° Ayumi Iwasa- 134 pontos =
4° Jack Doohan – 130 pontos =
5° Victor Martins – 122 pontos =
6° Enzo Fittipaldi – 104 pontos ⬆️
7° Oliver Bearman – 102 pontos ⬇️
8° Richard Verschoor –96 pontos =
9° Zane Maloney –96 pontos ⬆️
10° Dennis Hauger – 92 pontos ⬇️
Campeonato de construtores
1° Art Grand Prix – 290 pontos =
2° Prema Racing – 258 pontos =
3° Carlin – 200 pontos =
4° DAMS – 173 pontos =
5° MP Motorsport- 145 pontos =
6° Invicta Virtuosi – 134 pontos =
7° Van Amersfoort – 109 pontos =
8° Hitech –103 pontos ⬆️
9° Campos Racing – 91 pontos ⬇️
10° Trident – 41 pontos =
11° PHM Racing – 0 pontos =
Próxima etapa
A categoria chega em Monza, na Itália para a penúltima etapa do campeonato entre os dias 01 e 03 de setembro. O Portal dos Campeões fará a cobertura completa.