Pela primeira fase eliminatória de mata-mata na competição as seleções de Uruguai e Brasil se enfrentaram neste sábado (06), no estádio AllegiantStadium, em Las Vegas. (EUA). Após deixar a fase de grupo com a amarga segunda colocação Brasil vai a próxima fase com o peso de precisar mostrar um bom futebol que não foi visto na fase de grupos, já o Uruguai vem com regularidade e talvez passará pelo seu primeiro “teste de fogo” contra uma seleção qualificada.
Sem motivação, pouco inspirado e com total falta de foco Brasil não consegue aproveitar a vantagem numérica e deixa a seleção do Uruguai “ditar” o final do jogo e levar a decisão as penalidades onde se mostrou mais competente que os brasileiros e saiu vitorioso.
Primeiro Tempo
O primeiro tempo de Uruguai e Brasil foi marcado por muitas faltas dos uruguaios e pouquíssima criatividade dos brasileiros, a posse de bola foi totalmente equilibrada com 50% de posse de bola para cada lado, as melhores jogadas do Brasil saíram pelo lado direito com o Raphinha em duas ocasiões.
A primeira em uma bola mal recuada de Matias Viña, a bola sobra para o Endrick que tenta passar até o Raphinha mas é travado antes, a outra com bola lançada ao ataque com um passe longo para o Raphinha que não passa pelo ótimo goleiro do Uruguai e Internacional. Uruguai ainda teve seu principal defensor lesionado em campo, Ronald Araújo aos 33 minutos do primeiro tempo sai para a entrada do experiente José Giménez em seu lugar.
Segundo Tempo
Os times voltam para o segundo tempo sem alterações no intervalo, mas as problemáticas continuam no jogo, Brasil muito fraco na parte criativa pouco inspirado neste quesito, não conseguindo fazer a bola chegar até seus atacantes em posição de finalização, já a seleção Uruguaia apostava muito no contra-ataque e em seus jogadores de ataque com jogadas rápidas e pelas pontas buscando sempre.
Aos 29 minutos do segundo tempo em entrada dura, jogador de número 8 do Uruguai, Nahitan Nandez recebe cartão vermelho. Mesmo assim o Brasil não consegue arrancar o zero do placar.
Os pênaltis
Valverde abriu a cobrança de pênaltis e deixou os uruguaios com vantagem diante dos brasileiros, já o brasil por outro lado desperdiçou as chances de marcar com Militão e Douglas Luiz, Arrascaeta e Bentancur deixa os uruguaios na frente novamente, mesmo com Martinelli e Andreas Pereira convertendo seus pênaltis e Alisson dando ao Brasil a esperança de classificação defendendo a cobrança do experiente zagueiro Gimenez, não foi o bastante para classificar o Brasil já que Ugartefinaliza a serie do Uruguai e encerra o sonho brasileiro de conquistar a Copa América.
Uruguai segue vivo em busca do título e caminha para as semifinais onde enfrenta a seleção da Colômbia na próxima quarta-feira (10) às 21:00 (horário de Brasília)
Partida
A seleção do Uruguai teve 40% de posse de bola com 12 finalizações e apenas 1 indo para a meta brasileira, já o Brasil teve 60% de posse de bola e finalizou 7 vezes ao gol com 3 deles com direção clara e direta. Os uruguaios acabaram a partida cometendo 26 faltas e sofrendo 15 dos brasileiros.