
Foto: Reprodução/X @CopaAmerica.
Depois da classificação histórica conquistada pela seleção canadense na fase de grupos, nesta sexta-feira (05), Canadá e Venezuela protagonizaram uma das partidas das quartas de final da Copa América no AT&T Stadium, em Arlington, Texas, EUA. O jogo foi cheio de oportunidades para ambas as seleções, mas terminou empatado nos 90 minutos, levando a classificação para a semifinal aos pênaltis, o que acrescentou mais um capítulo à histórica participação do Canadá na competição.
PRIMEIRO TEMPO
Foi nos primeiros 45 minutos de jogo, em uma cobrança de lateral, que o gol do Canadá saiu. Uma ação rápida da seleção fez a oportunidade aparecer pela lateral direita. Davies veio carregando e infiltrou na área, tocando para Shaffelburg, que apenas chutou e balançou as redes, marcando o primeiro gol da partida. O final do primeiro tempo foi muito movimentado, com vários contra-ataques e também lances aparentemente polêmicos, devido ao jogo ser “pegado”, ou seja, com muito contato. A primeira parte da partida terminou com a vitória do Canadá por 1 a 0. Mesmo saindo vitorioso na primeira parte, o Canadá perdeu em porcentagem de posse de bola, ficando com 48%, enquanto a Venezuela teve 52%.
SEGUNDO TEMPO
O segundo tempo começou com a Venezuela pressionando a seleção canadense, mas foi após um escanteio mal cobrado pela seleção do Canadá que a Venezuela marcou um gol de placa. Rondón chutou do meio da “rua”, como se diz na gíria futebolística, após a bola sobrar e pegar os zagueiros desprevenidos e o goleiro adiantado. Fez um golaço de cobertura quase do meio-campo, realizando um verdadeiro gol de placa em cima do Canadá, gol que trouxe o empate em 1 a 1 para a partida. Depois do golaço venezuelano, o jogo esquentou e as equipes jogaram mais abertas, criando oportunidades livres em ótimas posições para finalização, mas que foram mal aproveitadas.
No final do segundo tempo, com o placar empatado, o Canadá pressionou de todos os lados a seleção venezuelana, que teve suas melhores oportunidades através dos contra-ataques criados após erros simples de diversas jogadas que a seleção canadense criou. Aos 40 minutos do segundo tempo, a certeza era que a classificação seria resolvida nas penalidades máximas, como ocorreu.
PÊNALTIS!
A seleção venezuelana começou as cobranças de pênaltis convertendo os gols com Rondón, Rincón e Cádiz. Mas os jogadores Herrera, Savarino e Ángel perderam. O Canadá, aproveitando os erros da Venezuela, marcou com Jonathan David, Bombito, Alphonso Davies e Koné, errando apenas duas cobranças com Millar e Eustáquio.
A PARTIDA
A seleção venezuelana, mesmo perdendo o jogo, teve um percentual de posse de bola maior, com 56%, contra 44% da seleção canadense. A partida se encerrou com 19 chutes da seleção venezuelana contra 23 da seleção canadense.
PRÓXIMO JOGO
O Canadá enfrentará na semifinal da Copa América a Argentina, no dia 09/07, às 21h (horário de Brasília). A Venezuela foi eliminada da competição.