Nesta tarde de sexta-feira, 05, Portugal e França se enfrentaram pelas quartas de final da competição em busca da classificação para a próxima fase da Eurocopa 2024. Os times jogaram no gramado de Volkspark às 16h (horário de Brasília).
Com um primeiro tempo bem fraco, onde esperamos muito de duas grandes seleções que tem Cristiano Ronaldo e Mbappé, ambas só apresentaram poucas finalizações que em nenhum momento deu trabalho para os goleiros, Diogo Costa e Maignan.
O segundo tempo da partida começou mais emocionante, os times chegaram com mais vontade de jogar e chances claras de gols, mas ainda sim nenhuma das seleções marcaram para dentro da rede.
Ao seguir para os 30 minutos de prorrogação, a seleção portuguesa já foi mais superior, ainda no primeiro tempo da prorrogação teve um lance do Cristiano Ronaldo bem perigoso para o gol da França.
Já os franceses conseguem sua melhor chance na segunda partida da prorrogação, após o Mbappé sair com dores no seu nariz que foi quebrado no primeiro jogo, o Barcola entra no seu lugar e com seu pé esquerdo assustou a seleção portuguesa.
Para finalizar o jogo, França venceu nos pênaltis com erro do atacante João Félix de não ter acertado na sua vez de bater, assim encorajando os franceses a não errar nenhum dos seus batidos.
Começou com pouca inspiração
Fim do primeiro tempo sem bola na rede de ambas as seleções, foi um jogo pouco inspirado ofensivamente, para Portugal com Cristiano Ronaldo e França com Mbappé isso não era tão provável de se acontecer.
Diogo Costa, goleiro de Portugal fez uma boa defesa em chute Théo Hernandez, lateral esquerdo da França, que soltou de canhota fazendo com que tenha sido a melhor chance de gol da França, aos 19 minutos da primeira etapa.
A seleção portuguesa acabou surpreendendo nesse primeiro tempo, pois não acertou o alvo com finalizações e Maignan, goleiro da França, só fez uma boa defesa em cruzamento fechado de Rafael Leão, ponta esquerda de Portugal, aos 29 minutos.
Após intervalo ambos mudaram a postura
Colocaram os goleiros para trabalhar. Parece que o intervalo foi bom para ambas seleções, que apresentaram um ótimo empenho e chances de gols para dar desespero aos adversários, assim dando emoção ao jogo.
A França cresceu no jogo pelos primeiros minutos da segunda etapa, com boas chances de gol, porém Portugal seguiu com a bola e troca de passes no campo de ataque, fazendo com que os franceses não conseguissem ir para a sua área de ataque.
E finaliza o tempo regulamentar, como ficou no empate de 0 a 0, Portugal e França foram para a prorrogação, para ser decidido quem irá para as semifinais do campeonato da Eurocopa 2024 e para que isso aconteça, uma seleção precisa vencer.
Primeiros 15 minutos da prorrogação
Portugal foi para a prorrogação com muita vontade da classificação, criando mais chances, chamando no drible e uma chance com Francisco Conceição fazendo boa jogada pela direita e rolando para trás no meio da área. O camisa 7 bateu de primeira, mas isolou a bola aos 2 minutos e nos outros minutos finais não houve lances perigosos.
Últimos 15 minutos da prorrogação
Com Mbappé indo para o banco, voltamos para a segunda etapa da prorrogação sem o camisa 10 da seleção francesa, mas seu substituto, Barcola, trabalhou bem que passou entre dois defensores de Portugal, entrou na área e bateu de esquerda para fora. Para ir ao fim da prorrogação, e se encaminhar para os pênaltis.
Decisão nos pênaltis
Após Portugal e França não conseguirem marcar nenhum gol aos 120 minutos, a decisão chega aos pênaltis, que classificou a França às semifinais da Euro, com batidas de pênaltis acirradas, dando o final de 5 a 3 para a seleção francesa, o pênalti fatal dos portugueses foi quando João Félix, atacante de Portugal erra na terceira batida da sua seleção.
Confira como foi a decisão:
Pênalti convertido por Dembele, atacante da França;
Pênalti convertido por Cristiano Ronaldo, atacante de Portugal;
Pênalti convertido por Fofana, volante da França;
Pênalti convertido por Bernardo Silva, atacante de Portugal;
Pênalti convertido por Koundé, lateral direito da França;
Pênalti perdido por João Félix, atacante de Portugal;
Pênalti convertido por Barcola, atacante da França;
Pênalti convertido por Nuno Mendes, lateral esquerda de Portugal;
Pênalti convertido por Theo Hernández, lateral esquerdo da França.
França na semifinal!
Com a França garantida na semifinal, agora a seleção francesa enfrenta a Espanha, que venceu a Alemanha em um duelo antes de Portugal e França, que foi transmitido às 13h (horário de Brasília).
A semifinal de França e Espanha acontecerá na próxima terça-feira, 9, às 16h (horário de Brasília), na Allianz Arena, em Munique. Quem vencer, estará na grande final, marcada para 14 de julho. Por outro lado, Portugal busca o terceiro troféu da Eurocopa.