Chile e Canadá se enfrentaram em uma partida que terminou empatada em 0 a 0 neste sábado (29), no Orlando City Stadium, pela Copa América. Com o empate, a seleção canadense chegou a 4 pontos, conseguindo assim a classificação para as quartas de final em sua primeira participação na competição continental. Já do lado dos chilenos, foi uma vergonha total; sem marcar gols na competição, foram eliminados na primeira fase. Emoções de tristeza e constrangimento que não sentiam há 20 anos, desde a Copa América de 2004, que aconteceu no Peru.
Como foi o jogo?
Logo no primeiro tempo, aos 26 minutos, o lateral-esquerdo Gabriel Suazo foi expulso, deixando a seleção chilena com um jogador a menos durante o restante da partida. O lateral cometeu uma falta por trás no jogador Richie Laryea, em um contra-ataque da seleção canadense, recebendo o segundo amarelo no jogo, o que levou à sua expulsão. Os jogadores da seleção chilena contestaram a decisão do juiz, que manteve a ação de tirar Suazo do jogo. Mesmo com um jogador a menos em campo, o Chile pressionava o Canadá, que, por sua vez, apenas administrava o jogo.
No segundo tempo, as duas seleções se movimentaram melhor e conseguiram criar oportunidades, mas sem êxito nas finalizações. No fim do jogo, aos 45 minutos, em uma jogada construída por Liam Millar, camisa 23 da seleção canadense, depois de tomar a bola da equipe chilena, a bola balançou as redes, mas o gol foi anulado por impedimento. A partida terminou empatada, sem gols.
A partida
A seleção canadense teve maior percentual de posse de bola, com 58%, contra 42% da seleção chilena. A partida se encerrou com exatamente 12 finalizações para cada lado.
Próximos jogos
Com o empate, o Canadá segue para as quartas de final e enfrentará a Venezuela na próxima sexta-feira, às 22h (de Brasília), no AT&T Stadium, em Dallas, nos EUA. A seleção chilena se despede da competição na primeira fase.