Nesta tarde de segunda-feira, 01, Portugal e Eslovênia se enfrentaram para conseguir a vaga às quartas de final da Eurocopa 2024 contra a França. O jogo ocorreu em Frankfurt às 16h (horário de Brasília).
Em um primeiro tempo que parecia Portugal gostar do jogo com domínios e maior posse de bola, a seleção portuguesa conseguiu fazer um bom primeiro tempo, mas não conseguiu fazer um gol.
Já no segundo tempo o time de Roberto Martínez se perdeu, fazendo a Eslovênia criar chances de gols, segurando bem o bloqueio para o adversário, que acabou o segundo tempo sem gols de ambas seleções, indo para prorrogação.
Ao ir para a prorrogação, Cristiano Ronaldo perde pênalti nos primeiros 15 minutos e já nos últimos 15 minutos Sesko perde a melhor chance de gol da equipe eslovena. Com isso vai para a decisão de pênaltis, que se encerra após o goleiro portugues defender os três primeiros e Portugal acertar seus primeiros pênaltis. Finalizando com 3 a 0 para Portugal.
Cristiano Ronaldo chora
Ao perder uma oportunidade de pênalti, acontece uma cena rara de Cristiano Ronaldo chorando pela culpa de perder esse gol na partida no tempo da prorrogação, pois se conseguisse o gol, poderia garantir a classificação de Portugal, mas o camisa 7 ainda não consegue marcar na Euro 2024.
Portugal gostou do jogo
Só deu Portugal neste primeiro tempo, muito volume de jogo e domínio de posse de bola, mas peca nas finalizações. A seleção portuguesa abusa nas tentativas de busca a Cristiano Ronaldo, que ainda não consagrou um gol na Eurocopa 2024.
No primeiro lance, Rafael Leão (meio campista de Portugal) driblou pela esquerda e rolou para João Palhinha (volante portugues), da entrada da área, para finalizar na trave e a bola saiu. Entre outras chances sem consagrações de gols.
Sem gols, direto para a prorrogação
Atacante da Eslovênia, Sesko, aproveitou o belo contra-ataque e disparou, ao chegar na área finalizou com um chute mal colocado e desperdiçou a oportunidade para a seleção eslovena nos 16 minutos da segunda etapa.
Para quem achou que seria mais fácil para Portugal, a Eslovênia conseguiu segurar bem o jogo, pois a seleção portuguesa se perdeu no jogo e não conseguiu nenhuma finalização clara de gol, furando o bloqueio do adversário. Assim chegamos ao final do segundo tempo. Vamos para a prorrogação.
Primeiros 15 minutos da prorrogação
Aos 12 minutos do primeiro tempo da prorrogação, Diogo Jota faz fila pelo meio e invade a área trombando com a marcação. O árbitro vem e marca penalidade após toque de Drkusic no atacante da seleção portuguesa.
CR7 vai a bola para bater esse pênalti contra o goleiro esloveno, o camisa 7 de Portugal cobra no canto esquerdo do goleiro, que faz uma grande defesa e tira a oportunidade da seleção portuguesa marcar o primeiro gol do jogo.
Últimos 15 minutos da prorrogação
Aos 9 minutos do segundo tempo da prorrogação, Pepe falha e Sesko sai sozinho de frente para o gol. Após finalização rasteira, o goleiro português se estica e salva Portugal de uma grande chance de gol da Eslovênia.
Com o tempo de prorrogação eletrizante, mas mal usado das ambas seleções que não marca um gol, o jogo acaba e vai para as penalidades, valendo as quartas de final da competição.
Decisão nos pênaltis
Após Portugal e Eslovênia não conseguirem marcar nenhum gol aos 120 minutos, a decisão chega aos pênaltis, que classificou a seleção portuguesa às quartas de final, com todos os pênaltis eslovenos defendidos por Diego Costa e todos os gols convertidos dos jogadores de Portugal. Finalizando com 3 a 0 para seleção portuguesa.
Confira como foi a decisão:
Pênalti perdido por Ilicic, meio campista da Eslovênia;
Pênalti convertido por Cristiano Ronaldo, atacante de Portugal;
Pênalti perdido por Balkovec, lateral esquerda da Eslovênia;
Pênalti convertido por Bruno Fernandes, meio campista de Portugal;
Pênalti perdido por Verbic, atacante da Eslovênia;
Pênalti convertido por Bernardo Silva, meio campista de Portugal.
Próximos jogos
O jogo das quartas de final acontece na próxima sexta-feira, 5, às 16h (horário de Brasília) , em Hamburgo, com a França garantida desde o começo da tarde, agora Portugal consegue consagrar sua vaga às quartas que irá encarar a seleção francesa. Já a seleção eslovena, se despede do torneio.