Na noite de segunda-feira (24), Colômbia e Paraguai estrearam no grupo D da Copa América 2024. O público do NRG Stadium, em Houston, viu os comandados de Nestor Lorenzo convencerem e construírem a vitória ainda no primeiro tempo.
Como foi o jogo?
O jogo foi muito disputado, e as duas equipes criaram chances claras de gol. Com um meio-campo muito técnico e contando com a partida inspirada de James Rodríguez, a Colômbia dominou a posse de bola e, com Muñoz e Lerma, construiu sua vitória ainda no primeiro tempo.
Com uma postura defensiva, o Paraguai se lançou de vez ao ataque, chegou ao seu gol com Enciso e teve chances para sair com um resultado melhor na estreia.
Primeiro tempo
A partida, logo no início, se desenhava para um domínio da Colômbia. Aos 5 minutos, Richard Ríos roubou a bola e chutou de fora da área. A bola passou muito perto. Luis Díaz era bastante acionado pelo lado esquerdo e, após boa jogada individual, driblou os marcadores e cruzou para Muñoz cabecear para fora.
A Colômbia parecia ter encontrado o caminho das redes. Em jogada muito parecida, desta vez foi James quem cruzou e encontrou Muñoz, que não desperdiçou. A Colômbia abriu o placar aos 31 minutos. Aos 42, a Colômbia repetiu a dose. Em bola parada, James Rodríguez lançou para Lerma, de cabeça, mandar para as redes.
O Paraguai tentava ferir também com a mesma arma. Foi assim que Almirón e Enciso geraram boas chances, mas pararam no goleiro Vargas.
Segundo tempo
A segunda etapa começou com o Paraguai mais ofensivo. Aos 8 minutos, após boa jogada, o lateral Espinoza bateu firme de perna esquerda, obrigando Vargas a fazer boa defesa.
Cinco minutos depois, Sosa mandou ótimo cruzamento para Enciso, que de perna direita mandou para o gol.
O Paraguai descontou: 2×1. A Colômbia explorava as jogadas em velocidade, aproveitando os espaços que o adversário deixava. Foi assim que Luis Díaz, aos 30 minutos, fez boa jogada dentro da área e finalizou para fora.
Aos 37, James Rodríguez cruzou e, após disputa na área, o árbitro Dario Herrera assinalou pênalti em Mina.
O VAR entrou em ação e, após revisão, o árbitro retirou a penalidade. Os últimos minutos foram de pressão do Paraguai, que não conseguiu o empate. Vitória da Colômbia, que garantiu os três pontos na estreia.
Segunda rodada
Com a vitória, a seleção colombiana alcançou a primeira colocação no grupo D e vai encarar a Costa Rica na segunda rodada da Copa América. Já o Paraguai, lanterna do grupo, enfrenta o Brasil na sexta-feira (28).