Jogando pela 3° rodada da fase de grupos da Euro 2024, Croácia e Itália se enfrentaram no Leipzig Stadium, na tarde desta segunda-feira (24) às 16h (horário de Brasília).
0 x 0 no 1° tempo
A partida começou com pressão de ambas equipes. Querendo se garantir como vice líder na tabela, a Croácia foi com tudo para o campo, tendo Luka Modrić como favorito.
Logo aos 5 minutos, os croatas tiveram uma finalização defendida pelo goleiro italiano, Luka Sucic terminou o lance com o pé esquerdo de fora da área, tendo a jogada começada por Modrić.
A Itália também perdeu algumas finalizações. Pellegrini bateu de cabeça do lado esquerdo da área, mas não concluiu a jogada.
Gol durante acréscimos do 2° tempo
Com um 1° tempo morno, as equipes correram atrás do prejuízo na 2° etapa.
Aos 52 minutos, Andrej Kramaric teve uma finalização bloqueada, e ainda no mesmo lance, Davide Fratessi (Itália) cometeu um pênalti por mão na área. O VAR foi acionado e Modrić chutou, mas foi defendido por Donnarumma.
Entretanto, foi aos 55’ que o camisa 10 balançou as redes, fazendo os torcedores croatas acreditarem que ainda teriam chances nas oitavas de final.
Com um gosto de vitória, a Croácia seguiu firme até o final do jogo, mas a Itália mostrou para o que veio durante os acréscimos. Mattia Zaccagni finalizou com o pé direito do lado esquerdo da área e marcou o gol de salvação para os Azzurri, com uma assistência de Riccardo Calafiori.
Classificação garantida
O gol de Zaccagni salvou a equipe italiana do 3° lugar, onde correria o risco de ser eliminada.
A Itália finaliza a fase de grupos como vice líder na tabela, com um total de quatro pontos. A seleção enfrentará a Suíça na próxima fase, no sábado (29), às 13h (horário de Brasília), no Olímpico de Berlim.