Nesta quarta-feira (19), em Colônia, Escócia e Suíça,empataram por 1 a 1, em jogo válido pela segunda rodada do grupo A, na Euro 2024. Jogo que teve gols de McTominay pela Escócia e Shaqiri, pela Suíça.
Início morno
O jogo teve um início bem estudado, com ambas as equipes tocando muito a bola e esperando uma falha adversária, mas, até então, a Escócia, com um começo bem diferente do que teve na estreia contra a seleção da Alemanha, estava melhor. Os escoceses iniciaram o jogo bem mais agressivos, jogando com pressão alta, forçando a Suíça a dar lançamentos e errar nas saídas de bola.
O Artilheiro da camisa 4
Em sua temporada mais artilheira em sua carreira, o meia escocês McTominay, abriu o placar aos 13 minutos de jogo. Após escanteio batido pelos suíços, a Escócia saiu em um contra-ataque de manual, McGinn arrancou e achou McGregor na área, pela esquerda, que mandou para o meio, onde McTominay chegou batendo e contou comdesvio em Schar para vencer o goleiro Sommer e abrir o placar.
O meia que atualmente veste a camisa do Manchester United, soma 7 gols e 1 assistência na temporada pelos Ingleses e foi o primeiro jogador da Escócia a marcar nessa Eurocopa.
A ascensão Suíça
Após o gol, a Escócia que era melhor na partida, decidiu baixar as linhas e apostar no contra-ataque, porém os Suíços começaram a criar chances e pressionar os zagueiros escoceses.
E aos 25 minutos, após péssimo recuo do zagueiro escocês Ralston, a bola ficou para Shaqiri, que viu o goleiro Gunn adiantado e finalizou com uma bela chapada no Ângulo esquerdo do goleiro da Escócia, sem chance de defesa, empatando o jogo para a Suíça.
Aos 32 minutos, o zagueiro suíço Akanji cruzou na área e Ndoye venceu o goleiro escocês duas vezes e completou para o gol, porém, o bandeirinha marcou impedimento no lance, anulando o gol suíço.
Festival de gols perdidos
O segundo tempo começou com uma chance clara dos suíços. Ndoye recebeu em velocidade, venceu Tierney e saiu de frente contra o goleiro Gunn, mas finalizou para fora e perdeu uma grande chance de virar a partida.
Aos 25 minutos, foi hora de a Escócia assustar. Em uma falta na entrada da área, Robertson cruzou, Hanley desviou e a bola explodiu na trave de Sommer, assustando a defesa suíça e por pouco não colocando a Escócia na frente novamente.
O jogo continuou frenético, ambas as equipes pressionavam e atacavam a todo momento, mas com pouca efetividade. Aos 36 minutos, Embolo recebeu o passe pelo meio e saiu cara a cara com Gunn para tocar de cavadinha, marcando o gol, mas ele estava impedido e o gol foi anulado.
A Suíça voltou a assustar aos 44 minutos, quando em falta cobrada na área escocesa, Rieder saiu livre para cabecear, mas finalizou para fora, enquanto a torcida lamentava a perca das oportunidades. Os escoceses até chegavam com certo perigo, mas sempre pecando no último passe.
Qual a situação dos dois times?
A Escócia precisa vencer a Hungria por um saldo de gols de no mínimo 6 gols e torcer para a Suíça perder para os alemães. Enquanto a Suíça com apenas um empate já se garante nas oitavas de finais da competição.
Próximos compromissos:
A Suíça volta a campo no próximo domingo (23), às 16h, em Frankfurt, contra os anfitriões do torneio, a Alemanha. No mesmo dia e mesmo horário, a Escócia enfrenta a Hungria, na Mercedes-Benz Arena, em Sttutgart.