Na tarde deste sábado, 15, às 13h (horário de Brasília), Espanha e Croácia se enfrentaram pela primeira rodada da fase de grupos da Euro 2024, no Estádio Olímpico em Charlottenburg, Berlim. Como favorita da disputa, a equipe espanhola atropelou a Croácia encerrando a partida com um placar de 3 a 0.
Placar definido logo no primeiro tempo
O jogo foi decidido no primeiro tempo. Os espanhóis iniciaram tomando conta do estádio, o centroavante Álvaro Morata tentou algumas finalizações no começo do jogo sendo impedido pelo goleiro croata, Livakovic. A jogada que finalizou com o gol de Morata, aos 29 minutos, começou no meio do campo com o Fabián Ruiz, o capitão ficou frente a frente com o goleiro e o primeiro gol dos espanhóis. Não satisfeito apenas com a assistência, três minutos depois, Ruiz recebeu o passe de Pedri e balançou as redes mais uma vez para a seleção espanhola. O ponta direita, Yamal prestou assistência para o terceiro gol da partida, Carvajal recebeu o passe e finalizou nos acréscimos da primeira etapa (45+2).
Pênalti marcado e gol anulado após intervenção do VAR
Os últimos 45 minutos da partida começaram ainda com a pressão espanhola, porém com mais posse de bola para os croatas. Aos 35 minutos, a Croácia iniciou uma jogada que resultou em um cartão amarelo para o time adversário e um pênalti a favor deles. Durante o rebote do pênalti, o atacante Petkovic balançou as redes, porém teve o gol anulado depois da verificação do VAR.
Novo recorde na Eurocopa
Marcando um novo recorde no futebol, Lamine Yamal foi titular na partida e se tornou o futebolista mais jovem a entrar em um jogo da Eurocopa, com a idade de 16 anos e 338 dias. O jogador teve boa atuação em campo, dando uma ótima assistência para o terceiro gol da seleção espanhola.
Pontuação na tabela e próximas partidas
Com esta vitória na estreia do Grupo B, a Espanha garante o topo da tabela, enquanto a Croácia vira lanterna dependendo dos próximos jogos para se segurar entre os três primeiros e ir para a próxima fase. Na 2° rodada da fase do grupo B, a Croácia enfrenta a Albânia, na próxima quarta-feira (19), às 10h (horário de Brasília), enquanto a Espanha joga contra a Itália na próxima quinta-feira (20), às 16h (horário de Brasília).