Neste domingo (19), o Autódromo de Enzo e Dino Ferrari foi palco de uma das etapas mais intensas da Fórmula 1. Max Verstappen conquistou uma vitória suada, enfrentando problemas técnicos com sua Red Bull e resistindo à pressão constante de Lando Norris nas voltas finais da prova italiana. O fim de semana foi especialmente marcante para o holandês, que igualou o recorde de Ayrton Senna ao largar pela oitava vez consecutiva na pole position, consolidando- se como um dos grandes nomes da Fórmula 1.
Lando Norris, que chegou à Itália com todos os holofotes voltados para si após a vitória em Miami, teve uma performance espetacular. O britânico protagonizou um duelo emocionante com Verstappen nas últimas voltas da corrida, garantindo a segunda posição. Charles Leclerc fechou o pódio em terceiro lugar, fazendo mais uma corrida consistente na casa da Ferrari.
A largada
Quando as luzes vermelhas se apagaram, dando início ao Grande Prêmio da Emilia Romagna, Max Verstappen aproveitou sua posição de honra e largou com determinação, colocando-se imediatamente à frente do pelotão. Lando Norris, igualmente decidido, tentou desafiar Verstappen logo na chegada da curva 1, buscando um lado a lado com o holandês. No entanto, o piloto da Red Bull demonstrou superioridade e manteve a liderança, afastando-se rapidamente de Norris.
Como uma grande onda de azar
Fernando Alonso não teve um de seus melhores fins de semana na Emilia Romagna. Enfrentando dificuldades desde os treinos livres, o espanhol conseguiu apenas a 19ª posição na qualificação, longe de suas capacidades habituais.
Na largada para a prova italiana, Alonso não fez uma de suas melhores performances, permanecendo na posição que largou. O espanhol foi o primeiro a abrir a janela de pit-stops, trocando seus pneus macios por duros na tentativa de ganhar vantagem estratégica. Ao sair dos boxes, a roda dianteira esquerda de seu carro pegou fogo momentaneamente, uma situação rapidamente contida pelo vento gerado pela velocidade do carro.
Alonso terminou a corrida na mesma posição em que largou, com uma volta de desvantagem em relação ao restante do grid.
Pode competir com as rodas soltas? A Williams pareceu tentar com Albon!
Na volta 10, após realizar seu pit-stop, Alexander Albon foi visto guiando de forma lenta na pista. Através do rádio, o tailandês comunicou à equipe que as rodas de seu carro estavam soltas, retornando imediatamente aos boxes.
Posteriormente, o piloto foi penalizado com uma punição de 10 segundos, a ser cumprida através de um stop and go, devido ao risco que representou. Sem conseguir melhorar seu desempenho, Albon acabou por abandonar a corrida algumas voltas antes do final.
De volta à estaca zero?
Na volta 32, após o pit-stop, Piastri figurava na 4ª posição, iniciando sua perseguição a Charles Leclerc para conquistar o 3º lugar. Porém, pelo rádio, o australiano foi alertado por seu engenheiro sobre o cuidado necessário com a degradação dos pneus, confirmando que a equipe papaya ainda lida com esse problema.
A equipe tem há muito tempo afirma que o desgaste dos pneus é o principal diferencial de desempenho para eles. Embora parecesse que o problema havia sido resolvido algumas corridas atrás, na Emilia Romagna, voltou a preocupar.
Max Verstappen enfrenta problemas com sua Red Bull
À abertura da volta 53, o desempenho de Verstappen começou a cair. Pelo rádio, Gianpiero Lambiese, engenheiro de Max Verstappen, relatou que a diferença entre o holandês e Norris havia começado a diminuir. Em apenas duas voltas, a distância de 8s para Norris diminuiu para 4s.
Verstappen vs. Norris
Na volta 58, a cinco do fim, Lando Norris conseguiu se aproximar de Verstappen. O britânico atacava as zebras com velocidade, diminuindo a vantagem para apenas 1s6.
Pelo rádio, Verstappen relatava que seus pneus duros, trocados há 20 voltas, estavam começando a ceder de vez, e que estava acelerando ao máximo, mas já estava ficando sem bateria.
Na penúltima volta, Norris se aproximava a menos de 1 segundo, mas devido a um erro, Verstappen conseguiu abrir uma pequena vantagem. Incapaz de se reaproximar da mesma maneira, Norris viu Verstappen cruzar a linha de chegada para vencer o GP da Emília Romagna.
Classificação completa
1° Max Verstappen | Red Bull
2° Lando Norris | McLaren
3° Charles Leclerc | Ferrari
4° Oscar Piastri | McLaren
5° Carlos Sainz | Ferrari
6° Lewis Hamilton | Mercedes
7° George Russell | Mercedes
8° Checo Pérez | Red Bull
9° Lance Stroll | Aston Martin
10° Yuki Tsunoda | RB
11° Nico Hulkenberg | Haas
12° Kevin Magnuessen | Haas
13° Daniel Ricciardo | RB
14° Esteban Ocon | Alpine
15° Zhou Guanyu | Sauber
16° Pierre Gasly | Alpine
17° Logan Sargeant | Williams
18° Valteri Bottas | Sauber
19° Fernando Alonso | Aston Martin
DNF Alexander Albon | Williams
Próxima Parada: Mônaco
A Fórmula 1 chega ao tradicional Circuito de Mônaco entre os dias 24 a 26 de Maio.