William Santos, de apenas 13 anos, é piloto da SuperBike pela categoria Honda Junior Cup PRO e compartilhou com exclusividade ao Portal dos Campeões um pouco da sua trajetória como piloto. William iniciou sua carreira em 2023, quando ainda tinha 12 anos. Ele revelou à nossa equipe que sua principal inspiração é Jorge Lorenzo, renomado piloto de motovelocidade e pentacampeão mundial, que também corria com o número 99, o mesmo que William utiliza em suas corridas.
Repórter: Quando você começou a participar de corridas?
William: Ano passado (2023), com 12 anos.
Repórter: O que te incentivou a participar?
William: O que me incentiva é meu ídolo Jorge Lorenzo, número 99 também que fez uma grande quantia de corridas.
O piloto comentou sobre o apoio que recebeu de toda a família ao decidir que gostaria de participar de corridas de motovelocidade. E principalmente, como foi a disputa na segunda etapa da Superbike Brasil, que aconteceu no dia sete de abril (07/04/2024), na qual William alcançou o segundo lugar, colecionando 36 pontos e também, o sentimento de subir ao pódio nesta colocação.
Repórter: Seus pais te apoiaram quando você decidiu começar a correr?
William: Meus pais, meus tios, meus primos, todo mundo sempre me ajudou, me apoiou e sou muito orgulhoso deles.
Repórter: Você ficou em segundo lugar e qual é a sensação? Acha que poderia ter feito mais?
William: Eu consegui. Fiz o que eu deveria fazer, não consegui mais, quase que eu pego P1 por 0.01 milésimos, porque eu dei uma olhadinha pro lado no meu oponente e não cheguei em primeiro.
Repórter: E como você se sente nesse momento?
William: Me sinto muito eufórico, muito feliz com o resultado e vamos tentando pra na terceira etapa do Superbike Brasil ser um primeiro lugar.
William aproveitou para mandar um recado para todas as crianças de sua idade que também sonham em disputar uma corrida um dia, impressionando a todos com sua maturidade para pouca idade.
Repórter: Se você pudesse dar um conselho para as crianças da sua idade que estão querendo começar a pilotar, ou começaram agora, qual conselho você daria?
William: Eu diria que tudo é possível, se vocês querem, vão atrás que tudo é possível, e o mundo dá voltas.
O piloto expressou sua felicidade e determinação em buscar o topo do pódio na próxima etapa, com muita paixão e maturidade mostrando um grande potencial para o futuro das corridas de motovelocidade.
A competição Honda Junior Cup PRO foi estabelecida em 2013 com o intuito de promover o desenvolvimento de jovens talentos na motovelocidade. Destinada a crianças e adolescentes entre 8 e 18 anos, esta categoria não só busca aprimorar as habilidades de pilotagem, mas também oferece treinamento físico e psicológico para alcançar a excelência durante as corridas.
Alguns nomes proeminentes que se destacaram na Junior Cup e agora são reconhecidos em outras modalidades incluem João Carneiro na Copa Pro Honda CBR 650R, Enzo Maccapani na SuperSport 600, Guilherme Brito na SuperBike PRO, Gabrielly Lewis e Heitor Ourinho na Suhai 400 Cup, além de Gui Brito na Copa Pro Honda CBR 650R, entre outros. Esses pilotos são exemplos do sucesso e da qualidade do programa de desenvolvimento de talentos da Honda Junior Cup PRO.