A Williams anunciou nesta manhã de quarta-feira (15) a extensão de contrato de Alexander Albon em um acordo plurianual. O contrato anterior do piloto de 28 anos iria até o final da temporada de 2025, mas agora terá validade para além da temporada de 2026, quando a Fórmula 1 passará por mudanças em seus motores.
O desempenho de Albon com a equipe de Groove na temporada passada fez com que ele fosse alvo de especulações para ocupar a vaga de Lewis Hamilton na Mercedes em 2025. O piloto anglo-tailandês foi responsável por conquistar 27 dos 28 pontos da equipe, com destaque para dois sétimos lugares nos GPs do Canadá e Itália.
Albon foi contratado pela Williams para a temporada de 2022 e tem sido peça fundamental para o desenvolvimento da equipe. Anteriormente membro da academia de pilotos da RBR, o piloto correu por Toro-Rosso (atual Racing Bulls) e RedBull entre 2019 e 2020, tendo conquistados dois pódios pela equipe principal. Ao final da temporada de 2020, foi demitido para que Sergio Pérez passasse a ser companheiro de Max Verstappen.
“Estou incrivelmente feliz em poder permanecer com Williams e continuar trabalhando com um time de pessoas tão talentosas e dedicadas. Está sendo um começo de ano difícil, mas desde que me juntei à Williams nós fizemos progressos significativos juntos e eu estou vendo as mudanças acontecendo nos bastidores para nos levar de volta a frente do grid. Este é um projeto de longa duração em que eu acredito e quero ser peça fundamental, e é por isso que assinei um contrato plurianual”, disse Albon.
James Vowles, chefe de equipe, também fez comentários: “Nós estamos satisfeitos por assegurar o futuro em longo prazo de Alex com a equipe Williams. Ele possui um talento excepcional, contribuição técnica e dedicação à causa e este é um enorme voto de confiança a Williams em nossa jornada de volta à competitividade. Desde que se juntou, Alex constantemente tem demonstrado sua habilidade em atuar sob pressão, e assinar com ele visando o futuro é uma grande peça do quebra-cabeça de avançar o grid”.