5. Estreia marcante – Mônaco 1984
Ayrton Senna estreou na Fórmula 1 em 1984, e já em seu primeiro ano mostrou ao mundo seu potencial. Largando em 13° em sua Toleman e terminando a corrida em na segunda posição, atrás de Alain Prost (McLaren).
Senna chegou a ultrapassar Prost e é dito que ele teria ganhado a corrida, se a prova não tivesse sido cancelada devido ao clima chuvoso no dia. Sua estreia solidificou a imagem de Senna como “piloto que extrai tudo do carro” no imaginário popular.
4. A volta perfeita – Mônaco 1988
No auge de sua carreira e rivalidade com o francês Alain Prost em 1988, Ayrton Senna levou sua McLaren ao auge em Mônaco durante a classificação, fazendo uma volta perfeita no tradicional circuito. Infelizmente, Ayrton não chegou a concluir a volta, ele perdeu o controle do carro e bateu antes que tivesse a chance de concluí-la.
“[…] E de repente, eu me dei conta que não estava mais pilotando o carro conscientemente.” Disse Senna ao repórter Gerald Donaldson. Ayrton garantiu acabou não conquistando a vitória naquele fim de semana, mas a sua volta é até hoje uma das mais lendárias da história do esporte.
3. Primeira vitória – GP de Portugal 1985
Se a sua estreia no ano anterior impressionou a todos, no ano seguinte Ayrton Senna mostrou ainda mais o seu potencial. Pilotando pela Lótus, uma equipe com um carro um pouco mais competitivo, Ayrton conquistou o topo do pódio pela primeira vez em Portugal, no circuito de Estoril em 1985.
Seu tempo na lótus, apesar de curto (1985-1988) serviu para que Senna despertasse o interesse da McLaren. Equipe onde ele conquistou seus três títulos mundiais.
2. Rivalidade com Prost – 1988 até 1993
Ayrton Senna protagonizou junto com Alain Prost uma das mais amargas rivalidades da história do esporte, desde 1988 quando ainda corriam juntos pela McLaren, até 1993, quando Prost havia se mudado para a Williams.
Podemos lembrar das muitas colisões entre os dois pilotos, como em Suzuka em 1989, onde Prost foi obrigado a abandonar a corrida mas acabou conquistando o título. Ou no Japão em 1990, ano do bi campeonato de Senna, em que ele colidiu com Prost ainda na largada.
O incidente no Japão acabou gerando uma das frases mais icônicas de Senna: “Se você não for atrás de um espaço que existe, você não é mais um piloto de corrida.” Frase que ele disse para Jackie Stewart – piloto tricampeão mundial de Fórmula 1- ao explicar o que aconteceu em Suzuka.
Após a morte de Senna em 1994, Prost tem feito vários pronunciamentos dando a entender que, apesar da rivalidade, ele e Senna eram amigos. O Francês relatou que inúmeras vezes, Ayrton telefonava e dizia o quanto ele fazia falta no grid, após sua aposentadoria definitiva em 1993.
1. Vitória em Interlagos – 1991
Tudo sobre a vitória de Ayrton Senna em Interlagos em 1991 é icônico; o fato do piloto ter pilotado sua McLaren na sexta marcha – tornando o carro mais pesado, causando dores ao piloto – torna a vitória ainda mais marcante.
Se antes Ayrton era visto como ícone nacional, depois dessa corrida em Interlagos ele foi visto como heroi, tanto pela população brasileira quanto por fãs do esporte ao redor do mundo.
Depois da corrida, Ayrton relatou grandes dores no corpo e quase não conseguiu subir ao pódio. Mas no fim ele conseguiu encontrar a força necessária e foi ovacionado por milhares de fãs.