Neste final de semana, foi iniciado um dos campeonatos de futebol mais disputados do mundo: o Brasileirão. Este campeonato nacional contou, já na primeira rodada, com jogos disputados entre campeões, golaços e arbitragem polêmica. Além disso, uma nova regra foi implementada, agora as decisões do árbitro tomadas a partir de checagem no monitor do VAR (Árbitro de Vídeo) deverão ser anunciadas no autofalante do estádio.
Vitória 0 – 1 Palmeiras
Tivemos o jogo padrão que inicia a temporada entre os dois campeões, o campeão da série A (Palmeiras) e o campeão da série B (Vitória). Nesta partida de poucos gols, mas muitas oportunidades do lado do Vitória, o Palmeiras conseguiu se sobressair com gol do volante Richard Rios, iniciando assim sua campanha com vitória pelo placar magro de 1 a 0.
Cruzeiro 3 – 2 Botafogo
Em primeiro jogo do quase campeão do Brasileirão 2023, Botafogo começou o campeonato com mais uma decepção. Em jogo que iniciou ganhando por 1 a 0, com gol de Tiquinho Soares, acabou levando a virada e gol do desempate no finalzinho, dando assim os 3 pontos para a raposa mesmo tendo gol anulado pelo VAR.
Atlético-GO 1 – 2 Flamengo
Apesar das desconfianças, o Flamengo, neste ano comandado pelo ex-técnico da seleção brasileira Tite, segue forte na luta pelo título este ano, e mostrou isso com uma vitória conquistada nos acréscimos. Após a marcação de um pênalti polêmico, Pedro marcou um gol em cima do recém promovido Atlético-GO, que apesar das chances e gols anulados, jogou bem, mas não conseguiu sair com os 3 pontos.
Vasco 2 – 1 Grêmio
Com dois gols já no primeiro tempo, o Vasco mostrou a que veio. Em jogo novamente recheado de polêmicas e utilização do VAR, a torcida e os jogadores ficaram furiosos. O Grêmio até tentou uma reação, mas parou no 2 a 1.
Corinthians 0 – 0 Atlético-MG
Em jogo sem gols, o Corinthians jogou praticamente um tempo inteiro com um a mais em campo, mas não conseguiu converter essa vantagem numérica em gols, parando na defesa do galo e ainda levando alguns sustos onde necessitou de defesas monstruosas do goleiro Cássio, que garantiu o empate sem gols.
Fluminense 2 -2 RB Bragantino
No jogo de estreia do atual campeão da Libertadores, o Flu até tentou fazer uma pressão no final após golaço convertido por Lima, mas ficou apenas no empate em jogão marcado por diversas chances perigosas que resultaram em gols, mas sem um vencedor, onde as duas equipes dividiram os pontos.
São Paulo 1 – 2 Fortaleza
No jogo entre tricolores, o São Paulo decepciona dentro de casa, onde até jogou bem e teve boas chances. Apesar disso, o leão conquistou a vitória como visitante após ter aproveitado duas oportunidade vindas de contra ataque. O São Paulo tentou reagir no final, conseguindo fazer um gol, mas era tarde demais.
Internacional 2 – 1 Bahia
O time do Bahia até saiu na frente com golaço de Biel, mas acabou cedendo o empate e levando a virada no final para o time da casa, que apesar do desempenho mediano, saiu com os 3 pontos.
Criciúma 1 – 1 Juventude
Após 10 anos longe da elite do futebol brasileiro, o Criciúma voltou com estilo. Renato Kayser abriu o placar para o time da casa com um golaço de voleio, entretanto, o Juventude alcançou o empate no final do segundo tempo com um belo gol de Jean Carlos.