A Redbull e Max Verstappen recuperaram-se de um final de semana negativo no último GP da Austrália e venceram a prova do Japão, em Suzuka, com autoridade. Largando da pole position, o jovem tricampeão mundial não foi ameaçado em nenhum momento da prova e caminhou com tranquilidade para sua terceira vitória em quatro corridas na temporada.
Bandeira vermelha e paralisação da prova
Na largada, Verstappen pulou bem e manteve a sua liderança, seguido por seu companheiro de equipe, Sergio Pérez, e a McLaren de Lando Norris. Ao chegarem na primeira perna das curvas de alta velocidade, Daniel Ricciardo e Alexander Albon se tocaram e ambos os pilotos foram ao muro. O acidente causou uma bandeira vermelha e a paralisação da prova. Na relargada, novamente a dupla de pilotos da RedBull manteve as suas posições seguidos por Norris.
A escolha de pneus foi fundamental para o desenrolar da prova, com equipes apostando no uso de pneus duros para prolongar ao máximo a parada nos boxes. Esse foi o caso da dupla da Mercedes, que utilizou o composto mais duro no primeiro stint da corrida. A escolha não pareceu ser muito acertada para Lewis Hamilton, visto que na décima quarta volta o heptacampeão recebeu ordens da equipe para trocar de posição com seu companheiro de equipe, George Russell.
Ferrari chegou a liderar a prova por algumas voltas
A Ferrari, por outro lado, apostou em manter Charles Leclerc na pista por mais tempo enquanto o monegasco ainda utilizava o jogo de pneus médios. O piloto da Ferrari chegou a liderar a prova por algumas voltas depois que Max foi aos boxes realizar a troca de pneus duros para médios, mas poucas voltas depois o holandês retomou a liderança com facilidade.
No outro lado da garagem da Scuderia italiana, Carlos Sainz fazia uma excelente prova e conseguindo gerenciar bem o desgaste de seus pneus médios. O espanhol estava na mesma estratégia de parada que o seu companheiro de equipe, mas executando-a com muito mais precisão. A Ferrari ainda viu Sergio Pérez recuperar a posição contra Leclerc após um pequeno erro do monegasco, que o fez passar por cima da área de escape na saída da curva 9.
Carlos Sainz fez a sua troca para os pneus duros na volta 37, caindo para a quinta posição logo atrás de Lando Norris. Mas seis voltas depois, o espanhol passou o piloto britânico no final da reta dos boxes e assumiu a quarta posição. Duas voltas depois, estando próximo de Leclerc, Sainz fez a ultrapassagem e assumiu o último posto do pódio. A Ferrari ainda deu ordens para que Leclerc não dificultasse a ultrapassagem de seu companheiro de equipe, já que a sua briga era contra Norris.
Red Bull conquista terceira dobradinha na temporada
No fim, a Red Bull conquistou a sua terceira dobradinha na temporada, enquanto Carlos Sainz foi ao pódio pela segunda vez. Completaram os dez primeiros: Charles Leclerc, Lando Norris, Fernando Alonso, George Russell, Oscar Piastri, Lewis Hamilton e Yuki Tsunoda. Verstappen lidera o campeonato com 77 pontos, seguido por Pérez com 64 e Leclerc com 59. Vencedor do GP da Austrália e terceiro colocado no Japão, Carlos Sainz ocupa a quarta posição com 55 pontos. A Fórmula 1 retorna no final de semana dos dias 19, 20 e 21 de abril para o Grande Prêmio da China.