O campeonato de 2024 da MotoGP começou da mesma maneira que a temporada passada terminou: com vitória dominante de Pecco Bagnaia. O italiano bicampeão mundial assumiu a liderança da prova ainda na largada e dominou de ponta a ponta rumo à primeira vitória na temporada.
Partindo da quinta posição, na segunda fila, Pecco assumiu a liderança da prova pouco antes da segunda curva, deixando para trás Jorge Martín e Brad Binder. Aleix Espargaró e Enea Bastianini, que fizeram companhia a Martín na primeira fila, não tiveram boa largada e ficaram para trás.
Fazendo sua estreia na categoria rainha e largando da oitava posição, o espanhol Pedro Acosta, de 19 anos, chegou a cair para décima posição, mas logo tratou de se recuperar e chegou a estar em quinto logo atrás de Marc Márquez.
O pródigo espanhol chegou a ultrapassar o multicampeão, mas cometeu um erro logo na sequência e saiu da pista, o que acarretou na perda de algumas posições. Após isso, a GASGAS do espanhol teve uma queda bruta de rendimento o que não o permitiu continuar à caça aos líderes.
Enquanto Pecco controlava o ritmo da prova tranquilamente na liderança, Binder e Martín batalhavam pela segunda posição, com o piloto sul-africano sempre realizando suas tentativas de ultrapassagem ao final da reta dos boxes. Após muitas tentativas, Binder assumiu de vez a segunda posição e passou a tentar acompanhar o ritmo de Pecco.
Realizando sua estreia oficial com uma moto Ducati, o hexacampeão Marc Márquez fez uma prova segura e foi apenas ameaçado brevemente por Pedro Acosta na parte inicial da prova. Nas últimas voltas, Marc ameaçou uma caça a Jorge Martín, porém a GP 24 de Martín claramente falava mais alto nas retas.
Bagnaia rumou tranquilamente para a sua primeira vitória na temporada e, de quebra, saiu do Catar na liderança do campeonato mundial. Brad Binder e Martín completaram o pódio, enquanto Marc Márquez (Gresini), Enea Bastianini (Ducati), Alex Márquez (Gresini), Fabio Di Giannantonio (VR46), Aleix Espargaró (Aprilla), Pedro Acosta (GASGAS) e Maverick Vinales (Aprilla) completaram o top 10.
A MotoGP retorna nos dias 22, 23 e 24 de março para o Grande Prêmio de Portugal.