O espanhol Jorge Martín carregou a boa fase da temporada passada e começou o campeonato mundial de 2024 com pole e vitória na Sprint Race do GP do Catar.
Após bater o recorde do circuito de Losail na manhã de sábado e garantir a pole, o vice-campeão de 2023 foi absoluto durante toda a prova e garantiu seus primeiros doze pontos da temporada.
Brad Binder, que largou em quarto com a sua KTM, assumiu a segunda posição ainda na largada e chegou a oferecer perigo a Martín no final da primeira volta, porém no restante das onze voltas não teve ritmo o suficiente para acompanhar o espanhol da PRAMAC.
O atual bicampeão mundial, Pecco Bagnaia, largou da quinta posição e terminou a corrida em quarto após passar boa parte da prova disputando posição com seu companheiro de equipe Enea Bastianini.
A grande novidade da temporada, Marc Márquez pilotando uma das Ducati da equipe Gresini, largou na sexta posição e fez uma ótima corrida, chegando a ameaçar o grupo dos líderes durante parte da prova. No final, porém, o espanhol sofreu com o desgaste de pneus e terminou na quinta posição.
A corrida principal do GP do Catar acontece neste domingo às 14h.