Se durante o final de semana havia dúvidas sobre as reais condições de desempenho da RedBull, Max Vertsappen fez questão de acabar com todas elas durante o treino classificatório para o GP do Bahrein.
O tricampeão mundial não deu chances para a concorrência no Q3 e conquistou sua 33ª pole position na carreira, se igualando a lendas como o bicampeão Jim Clark e o tetracampeão Alain Prost.
O holandês agora ocupa a quinta posição no ranking de mais pole positions na história da F1, atrás apenas de Lewis Hamilton com 103, Michael Schumacher com 68, Ayrton Senna com 67 e Sebastian Vettel com 57.
Confirmando as expectativas de um grid muito mais compacto, Charles Leclerc, da Ferrari, e George Russelll, da Mercedes, completaram os três primeiros colocados.
Q1
No início do Q1, a dupla de pilotos da Ferrari arriscou a primeira saída para a pista com um jogo de pneus médios em cada carro, enquanto os demais saíram com pneus macios calçados.
A estratégia não colocou os pilotos da equipe italiana em posição confortável na tabela de tempos, visto que ambos logo retornaram aos boxes para calçar pneus macios na tentativa de assegurar uma vaga no Q2.
Ao final da primeira fase da classificação, Carlos Sainz liderava seguido por Lance Stroll e Max Verstappen. Do primeiro colocado ao décimo sexto, todos os carros estavam separados por menos de um segundo.
Foram eliminados: Valteri Bottas (Sauber), Guanyu Zhou (Sauber), Logan Sargeant (Williams), Esteban Ocon (Alpine) e Pierre Gasly (Alpine)
Q2
A segunda fase da sessão classificatória continuou com os carros andando todos muito próximos e novamente terminou com um carro da Ferrari liderando a tabela de tempos.
Charles Leclerc foi o mais rápido ficando a dois décimos de segundos a frente de Verstappen, enquanto Sainz foi o terceiro ficando a quatro décimos atrás de seu companheiro de equipe.
Lewis Hamilton, Fernando Alonso, Nico Hulkenberg, George Russell, Sergio Perez, Lando Norris e Oscar Piastri também avançaram para o Q3.
Foram eliminados: Yuki Tsunoda (Racing Bulls), Lance Stroll (Aston Martin), Alexander Albon (Williams), Daniel Ricciardo (Racing Bulls) e Kevin Magnussen (Haas).
Q3
Na primeira saída dos carros para definir a pole, a disputa pela posição de honra parecia estar entre Verstappen e Leclerc. O holandês liderava com menos de um décimo de segundo de vantagem para o monegasco da Ferrari. George Russel vinha logo atrás, mas a quase três décimos de segundos atrás do tempo de Max.
Fernando Alonso adotou uma estratégia diferente da maioria e optou por realizar a sua primeira tentativa de volta com a pista vazia, o que rendeu ao espanhol a terceira posição um décimo de segundo atrás de Verstappen. Porém, o piloto da Aston Martin não teria tempo suficiente para uma segunda tentativa de volta rápida.
Na segunda saída dos carros, o tricampeão mundial fez questão de ratificar a sua posição como amplo favorito da temporada e cravou uma volta em 1min29s179, o suficiente para assegurar a pole position mesmo com Leclerc melhorando o seu tempo no final.
George Russell também foi capaz de melhorar o seu tempo final com uma volta em ritmo forte, mas não conseguiu ir além da terceira posição ficando a três décimos da liderança.
Completaram os dez primeiros colocados: Carlos Sainz (Ferrari), Sergio Perez (RedBull), Fernando Alonso (Aston Martin), Lando Norris (McLaren), Oscar Piastri (McLaren), Lewis Hamilton (Mercedes) e Nico Hulkenberg (Haas).
O GP do Bahrein acontecerá nesse sábado com larga prevista para 12h no horário de Brasília.