A semana começou caótica para a F1, entre as polêmicas envolvendo Christian Horner – chefe de equipe da Red Bull Racing – a FIA fez um anúncio oficial nesta segunda – feira (5), em que divulgam um novo formato para as corridas Sprint.
A reunião em que as mudanças foram decididas ocorreu ainda hoje, na sede da FIA em Londres, Reino Unido. Entre os assuntos debatidos, foi decidido uma nova regra para o uso de DRS, também foi decidido por manter a quantidade de unidades de potência por equipe. Na reunião estavam presentes o diretor de monoposto da FIA, Nikolas Tombazis, e o chefe executivo da Fórmula 1, Stefano Domenicali.
Mas, o que muda?
Com relação às corridas Sprint, foi concordado que as classificações devem acontecer na sexta-feira, logo depois do treino livre. Os sábados devem abrir com as corridas Sprints, seguidos da qualificação para a corrida principal, e os domingos seguem reservados para os Grandes Prêmios.
Outra grande mudança foi a antecipação do uso do DRS por uma volta, agora, a ativação da asa móvel pode ser feita após uma volta do início da corrida – ao invés de duas – ou após a relargada seguida de um Safety Car.
Sobre a decisão de aumentar a quantidade permitida de unidades de potência permitida para cada piloto, foi decidido que o número aumentará para quatro – ao invés de três – essa mudança deve valer até o ano que vem.
Vale lembrar que essas mudanças ainda estão pendentes de aprovação pelo conselho mundial de automobilismo – WSMC – a proposta deve ser apresentada ao órgão no dia 28 deste mês.
A Fórmula 1 retorna para a primeira, de suas 24 etapas previstas, para a temporada de 2024 no dia 2 de março, no Bahrein.