Nesta quinta – feira (25), a Ferrari anunciou a extensão de contrato de seu principal piloto, o Monegasco Charles Leclerc. O contrato de Leclerc iria expirar ao fim deste ano, apesar dele já ter sinalizado antes o interesse de continuar na equipe. No anúncio oficial, não foi dito por quantos anos a extensão do contrato do monegasco deve durar.
Membro da academia de desenvolvimento de pilotos desde 2016, Leclerc fez sua estreia na F1 pela Sauber em 2018, onde atingiu resultados impressionantes. Em 2019 ele conseguiu uma vaga na equipe Italiana, como companheiro de equipe do tetracampeão Sebastian Vettel. Charles terminou a temporada à frente de Vettel, e desde então ele conquistou cinco vitórias, trinta pódio e vinte e três pole positions, ficando atrás apenas de Michael Schumacher com relação ao número de poles pela escuderia
Em 2022, o piloto protagonizou uma batalha pelo título contra o Tricampeão Max Verstappen, chegando a liderar o campeonato nas etapas iniciais. Ao fim de 2022, o Leclerc conquistou o vice campeonato de pilotos, e ajudou sua equipe a conquistar o vice campeonato de construtores.
“Estou muito feliz em saber que vou continuar vestindo o macacão da Ferrari por muito mais temporadas a frente” Leclerc declarou no anúncio oficial.
“Correr nessa equipe tem sido meu sonho desde que eu tinha três anos de idade: eu costumava a assistir o GP de Mônaco da janela do apartamento de um amigo, e sempre procurava pelo carro vermelho. Esta equipe têm sido como uma segunda família para mim desde que eu me juntei a academia de pilotos em 2016. No entanto, eu acredito que o melhor ainda está por vir. Nós mal podemos esperar pelo começo dessa temporada […] Meu sonho continua o mesmo, ganhar um campeonato mundial com a Ferrari.”
“[…] Nós sabemos de sua incessante desejo de se esforçar até o limite, e nós apreciamos sua extraordinária habilidade quando se trata de lutar e ultrapassar em uma corrida. Nós estamos determinados a dar um carro campeão para o Charles, e eu sei que sua determinação e compromisso são elementos que podem fazer a diferença em ajudar a alcançar nossos objetivos.” Declarou Frederic Vasseur, chefe de equipe da escuderia.
Indo para seu sexto ano com a Ferrari, Charles Leclerc continua com seu companheiro de equipe, Carlos Sainz.
A Ferrari estreará seu carro para a temporada de 2024 no dia 13 de Fevereiro. Os testes de pré-temporada devem ocorrer entre os dias 21 e 23 do mesmo mês no circuito de Sakhir, antes do começo da temporada em 2 de março.