A Mercedes anunciou nesta manhã (18) a renovação de contrato de seu Diretor Técnico, James Allison. A equipe não divulgou o tempo acordado na renovação, mas apenas esclareceu que se trata de um longo acordo visando às mudanças técnicas previstas para entrarem em vigor na temporada de 2026.
James ingressou na Mercedes na temporada de 2017 como diretor técnico e foi peça fundamental no período vitorioso da equipe, conquistando quatro títulos mundiais de construtores. Em 2022, James se afastou do cargo e passou a ser Chefe de Operações Técnicas do projeto da Equipe INEOS para o America’s Cup, competição de velas.
Para o seu lugar foi promovido Mike Elliot, responsável direto pelo projeto dos carros da temporada de 2022 e 2023. Após o W13 e W14 não alcançarem os resultados esperados, James retornou ao antigo cargo em abril do ano passado com a missão de liderar o desenvolvimento do carro e o projeto do W15, carro que será utilizado na temporada de 2024.
“É um grande privilégio continuar esta aventura, trabalhando ao lado de colegas brilhantes e lutando juntos pelo sucesso do campeonato”, afirmou James para o site oficial da Mercedes.
Quem também celebrou o acordo, foi o Chefe de Equipe e CEO da Mercedes, Toto Wolff: “Estou empolgado que James tenha comprometido seu futuro a longo prazo com a equipe. Simplificando, ele é o líder técnico mais impressionante do nosso esporte”. Toto encerrou valorizando o impacto de James dentro da equipe e confirmando que a parceria foi prolongada por muitos anos: “Mais importante, porém, James é um verdadeiro amigo em quem você pode confiar, não apenas em momentos de sucesso, mas também em momentos difíceis. Foi um prazer trabalhar com ele nos últimos sete anos e estou ansioso para fazê-lo por muitos mais que virão”.
A Mercedes marcou a revelação do W15 para o dia 14 de fevereiro. Os testes de pré-temporada da F1 vão acontecer no Bahrein, entre os dias 21 e 23 de fevereiro.