Foi anunciado nesta Quarta-feira (10), que Guenther Steiner não continuaria desempenhando seu papel de chefe de equipe dentro da Haas. Steiner é membro da equipe americana desde sua fundação em 2015.
A passagem de Steiner pela equipe americana foi marcada por altos e baixos, a equipe conseguiu resultados inconsistentes nesse tempo, sendo um destaque recente a pole position de Kevin Magnussen na corrida classificatória do GP de Interlagos em 2022.
“Quero começar agradecendo Guenther por todo seu trabalho duro nessa última década, e desejá-lo o melhor para o futuro […]” Disse Gene Haas, fundador e dono da equipe.
Logo depois do anúncio da demissão de Steiner, foi divulgado que Ayao Komatsu, que antes atuava como chefe de engenharia da equipe, substituiria Steiner como chefe de equipe.
“[…] Era claro que precisávamos melhorar nossa performance nas pistas. Ao apontar Ayao Komatsu como chefe de equipe, fundamentalmente teremos engenharia no coração da nossa gerência.” Disse Gene Haas.
Komatsu é membro da Haas desde sua fundação mas tem uma carreira longa na categoria, tendo passagens por equipes como BAR (British American Racing) e Renault em seus vinte anos de carreira na Fórmula 1. Com a promoção de Komatsu, a Haas ainda precisa anunciar um novo chefe de engenharia.
“Eu estou, naturalmente, muito feliz por ter a oportunidade de ser o chefe de equipe da Haas, eu estou com a equipe desde sua estreia nas pistas em 2016, e eu sou obviamente muito dedicado a seu sucesso na Fórmula 1. Eu estou ansioso para liderar nosso programa […] E construir uma estrutura que produza melhores resultados na pista.” Disse Komatsu no anúncio oficial.
Com o anúncio oficial, alguns pilotos da Haas manifestaram sua gratidão a Steiner nas redes sociais.
“Obrigado, Guenther. Obrigado por me levar nessa jornada em 2017, e obrigado por me trazer a bordo novamente em 2022. Foi divertido e muito desafiador – mas nunca entediante. Até logo e tudo de bom.” Kevin Magnussen disse em suas redes sociais.
“Obrigado Guenther. Pela sua confiança, amizade e pela oportunidade de correr na Fórmula 1 de novo […]” Escreveu Nico Hulkenberg em suas redes.
A Fórmula 1 retorna no dia 2 de março, para a primeira das vinte e quatro corridas da temporada de 2024, no Bahrein.