Jorge Martín conquistou sua oitava vitória em corridas Sprint na temporada e diminuiu a distância para Bagnaia para somente sete pontos. Com o resultado deste sábado, a decisão do título da MotoGP ficou para a última etapa no próximo final de semana.
Como foi a corrida?
As motos da Ducati dominaram o treino classificatório e ocuparam a primeira fila, com Luca Marini largando da pole, seguido por Fábio Di Giannantonio e Alex Marquez. Os dois postulantes ao título largaram da segunda fila, com Pecco em quarto e Martín logo atrás em quinto.
Na largada, Marini conseguiu manter a sua liderança, enquanto Di Giannantonio teve problemas e caiu para sétima posição. Jorge Martín também teve problemas na largada e se tocou com Pecco antes da primeira curva. Apesar disso, Martín assumiu a terceira posição.
No segundo setor, Martín espalhou e perdeu posições para Pecco e Marc Marquez. Foi no segundo setor também que tivemos as únicas quedas da corrida. Um acidente encerrou mais cedo a corrida para Miguel Oliveira e Aleix Espargaró. A Ducati de Enea Bastianini também esteve envolvida no acidente, porém o italiano conseguiu retornar para a prova.
Os dois líderes da prova, Luca Marini e Alex Marquez, demonstravam ritmo intenso e chegaram a abrir meio segundo de vantagem para Pecco Bagnaia. Claramente com dificuldades para seguir os líderes, Pecco perdeu posições para Jorge Martín e Di Giannantonio em uma única volta, passando a ser o quinto colocado da prova.
Na quarta volta, Martín se aproximou dos líderes e começou a colocar pressão sobre Marquez. Na volta seguinte, Jorge assumiu a segunda posição. O ritmo de Martín era tão mais rápido, que ainda na quinta volta, na última curva, ele fez a ultrapassagem sobre Marini e assumiu a liderança.
Fabio Di Giannantonio também estava rápido e ultrapassou Alex Marquez e Luca Marini nas voltas seguintes, passando a ser o segundo colocado. Na metade da prova, Fabio chegou a ameaçar a liderança de Martín. Enquanto isso, Pecco parecia estar encaixotado atrás de Marquez na quinta posição.
No final, Martín venceu seguido de perto por Di Giannantonio, enquanto Luca Marini completou o pódio, chegando dois segundos depois da dupla. Pecco não conseguiu ultrapassar Marquez nas últimas voltas e foi apenas o quinto. Completaram os nove primeiros: Vinales, Binder, Quartararo e Augusto Fernández.
Como ficou o campeonato?
A vitória de Martín derrubou a vantagem de Pecco na liderança para apenas sete pontos. O italiano chegou a 417 pontos, enquanto Jorge foi a 410.
Corrida Principal
A corrida principal do GP do Catar acontece neste domingo (19), às 14h, com transmissão da ESPN 4 e Star Plus.