Nesta sexta-feira (17), foi anunciado que o espanhol Carlos Sainz (Ferrari) foi punido em dez posições no grid para o GP de Las Vegas. A punição foi o resultado de um acidente, ainda nos primeiros minutos da primeira sessão de treino livre do evento, quando o carro do espanhol colidiu com uma tampa de bueiro solta na pista.
Logo nos primeiros dez minutos do TL1, Carlos Sainz passou por cima de uma tampa de bueiro solta na pista, causando graves danos ao assoalho de seu carro. Logo em seguida, Esteban Ocon (Alpine) também sofreu com os mesmos problemas envolvendo a tampa do bueiro solta, tendo danos graves e precisando trocar a célula de sobrevivência de seu carro.
Sainz passou em alta velocidade em uma reta, e a tampa de bueiro solta grudou no assoalho de seu carro. Nos vídeos que circularam do acidente, podemos ver que o carro soltava mais faíscas do que o normal depois de se chocar com o objeto. Os danos fizeram com que fossem necessários a troca da célula de sobrevivência, motor de combustão interna e o controle eletrônico do carro 55.
Foi dada a bandeira vermelha, e a prova foi cancelada logo depois de seu início. Charles Leclerc (Ferrari) ficou com o melhor tempo da primeira sessão.
“Danificamos completamente o monocoque (célula de sobrevivência), o motor, a bateria. Acho que é inaceitável. Nos custou uma fortuna […].”
Disse Frederic Vasseur, chefe de equipe da Ferrari. Com os reparos necessários no SF-23 de Sainz, o Espanhol teria passado do limite previsto para trocas de peças no carro. A fim de impedir uma punição injusta, a Ferrari tentou justificar para a FIA que as trocas de peças foram culpa de um acidente causado pela pista, mas o órgão negou a súplica da equipe Italiana, e Carlos Sainz foi punido com dez posições para a corrida de Domingo.
Em nota, a FIA se pronunciou sobre as condições da punição para o Espanhol:
“Após ter recebido a solicitação da Ferrari e ter visto vídeos e evidências sobre o incidente, sabendo da necessidade da troca de componentes, a despeito de ter sido um dano causado em circunstâncias absolutamente extremas e fora do normal, o regulamento obriga os comissários a seguir as regras como elas estão escritas. Assim, a punição que consta em regulamento deve ser aplicada. Os comissários, se tivessem autoridade para tal, evitariam a punição, pelas circunstâncias extremas e anormais. No entanto, o regulamento não permite isso.”
Depois do impasse, o carro de Carlos Sainz foi consertado a tempo dele participar do TL2, e os problemas na pista foram consertados o mais rápido possível depois do cancelamento do TL1, a sessão prosseguiu da forma prevista e terminou com Charles Leclerc em P1, e Carlos Sainz em P2.
Cheio de controvérsias desde sua concepção, o GP de Las Vegas é o primeiro evento totalmente organizado pela Fórmula 1, com um circuito projetado especialmente para a ocasião. É a primeira vez em 41 anos que a Fórmula 1 realiza uma corrida em Las Vegas. A última vez foi em 1982.
O Grande Prêmio de Las Vegas é a 21° etapa do campeonato mundial de Fórmula 1 de 2023, e acontece neste domingo (19), às 03:00 da manhã BRT.