Enea Bastianini contou com atuação dominante para vencer sua quinta corrida na MotoGP e a primeira com a equipe de fábrica da Ducati. Depois de sofrer com lesões durante a temporada e chegar a ficar fora de sete corridas, o piloto italiano voltou ao pódio e obteve sua primeira vitória desde o GP de Aragón da temporada passada.
Como foi a corrida?
Na largada, Enea pulou muito bem e assumiu a liderança da prova, seguido por Alex Marquez, que foi o vencedor da corrida Sprint de ontem. Pecco caiu para terceiro, enquanto Jorge Martín largou muito mal e chegou a cair para a quinta posição atrás de Bezzecchi.
Martín fez questão de não perder tempo atrás de Bezzecchi e ainda na primeira volta realizou a ultrapassagem para assumir a quarta posição. Os dois ponteiros da prova apresentaram um ritmo muito acima dos demais e logo começaram a criar uma vantagem sobre Pecco, que passou a sofrer com a aproximação de Martín.
Na terceira volta, Pecco e Martín já estavam trocando posições, enquanto Enea e Marquez tinham uma vantagem de 1,5 segundos. Foi somente na sexta volta que Pecco consolidou a sua terceira posição e passou a construir uma vantagem confortável sobre Martín.
Na metade da prova, os dois líderes tinham 1,6 segundos de vantagem para Pecco, que por sua vez estava 1,1 segundo à frente de Martín. Um segundo pelotão formado por Bezzecchi, Miller, Quartararo, Di Giannantonio, Binder, Marini e Morbidelli brigava pela quinta posição, estando a 4,2 segundos atrás de Martín.
No décimo terceiro giro da prova, Brad Binder caiu sozinho no setor três, enquanto Quartararo ultrapassou Bezzecchi para assumir a quinta posição.
O forte calor da pista fez com que os pilotos se preocupassem com o desgaste e pressão dos pneus, então muitos adotaram uma estratégia cautelosa e não diminuíram a vantagem sobre quem vinha à frente.
No final, foi Enea Bastianini quem triunfou na Malásia, seguido por Alex Marquez e Pecco Bagnaia. Completaram os dez primeiros colocados: Martín, Quartararo, Bezzecchi, Morbidelli, Miller, Di Giannantonio, Marini.
Como ficou o campeonato?
Com o resultado, Bagnaia ampliou sua liderança no campeonato para 14 pontos. O italiano chegou a 412 pontos, enquanto Martín foi a 398. Com 323 pontos, Bezzecchi ficou a 89 do líder e não tem mais chances matemáticas de título.
A MotoGP retorna já no próximo final de semana para o GP do Catar, o penúltimo da temporada.