Após uma semana de folga, a MotoGP chega ao circuito de Sepang, na Malásia, para a 18ª etapa do Campeonato Mundial de Motovelocidade. A corrida desse final de semana marca o início da última rodada tripla da temporada, que terminará justamente na última corrida do campeonato, no circuito de Ricardo Tormo, em Valência.
Com a vitória de Jorge Martín no GP da Tailândia, a vantagem de Pecco Bagnaia na liderança caiu para apenas 13 pontos, em um momento da temporada onde o espanhol da PRAMAC parece demonstrar muito mais ritmo e confiança que o atual campeão mundial. Em declarações recentes, Pecco chegou a afirmar que “não seria um fracasso” caso perdesse a disputa do título para seu rival direto.
Atrás de Pecco e Martín na tabela de classificação e sendo o único ainda com chances matemáticas de título, o italiano Marco Bezzecchi celebrou a pausa de uma semana para poder se recuperar das dores que ainda sente na clavícula direita após a realização de uma cirurgia para correção de uma fratura. O piloto da VR46 possui 310 pontos e precisa de uma combinação de resultados perfeita para continuar vivo na briga pelo título, caso contrário pode dar adeus à disputa já nesse final de semana.
A única ausência do final de semana será a de Alex Rins, que continua afastado recuperando-se da cirurgia realizada na perna direita para correção da fratura sofrida durante o GP da Itália em junho. A LCR, equipe do piloto espanhol, confirmou em comunicado divulgado nas redes sociais que Iker Lecuona será seu substituto para o GP da Malásia e GP do Catar, próxima etapa do Campeonato Mundial.
A etapa deste final de semana terá a presença de Álvaro Bautista como wildcard inscrito pela Ducati. O espanhol de 38 anos disputará o GP da Malásia como um prêmio após ter conquistado o bicampeonato da Super Bikes com a Ducati, em 2022 e 2023. Bautista fez parte do grid da MotoGP por nove temporadas, entre 2010 e 2018, conquistando 3 pódios e 1 pole.
As atividades de pista começarão na quinta-feira, com o TL1 marcado para começar às 23h45. Na madrugada de sexta-feira, às 4h, será disputado o TL2 e o TL3 acontecerá às 23h10. Um pouco depois, às 23h50, será disputado o treino classificatório. Tanto a corrida sprint quanto a corrida principal, acontecerão às 4h de sábado e domingo, respectivamente.